Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 2.000 pessoas protestam em Miami contra morte de George Floyd

Cerca de 2.000 pessoas protestaram no sábado no centro de Miami, Florida, contra a morte do afro-americano George Floyd por um agente da polícia de Minneapolis, estado do Minesota.

Cerca de 2.000 pessoas protestam em Miami contra morte de George Floyd
Notícias ao Minuto

00:12 - 31/05/20 por Lusa

Mundo EUA

Convocados pelas organizações 'Save the Kids' e 'Dreams Defenders', entre outras organizações civis, os manifestantes reuniram-se no Torch of Friendship Park, no centro de Miami.

Usando máscaras e nem sempre mantendo a distância de segurança estabelecida como medida de combate à pandemia de covid-19, caminharam em direção a uma esquadra de polícia próxima.

"Não nos matem" e "Parem estas perseguições", exigiram em coro perante alguns polícias que assistiam à manifestação.

A marcha também cantava a frase que se tornou um lema: "Não consigo respirar", as palavras que Floyd proferiu enquanto implorava ao polícia que o prendeu, Derek Chauvin, para o libertar.

George Floyd, que estava desarmado e não terá oferecido resistência à detenção, foi mantido contra o chão pelo polícia que lhe colocou um joelho no pescoço, o que acabaria por o matar.

Os manifestantes no centro da cidade de Miami empunhavam cartazes onde se lia "Os negros são amados" e "Vidas negras também contam".

Não houve registo de confrontos graves como os que ocorreram em outras manifestações nos Estados Unidos, que incluíram grandes cidades como Nova Iorque e Los Angeles.

Em todos os EUA, pelo menos duas pessoas morreram nos incidentes e dezenas ficaram feridas, algumas delas agentes da polícia, alvos da raiva dos manifestantes.

Entretanto, em Coral Gables, uma das cidades mais prósperas do condado de Miami-Dade, houve outro protesto com dezenas de manifestantes.

O prefeito de Miami, Francis Suarez, e o chefe da polícia da cidade, Jorge Colina, lançaram um "apelo à calma".

Colina criticou, na quarta-feira, a detenção de Floyd em Minneapolis, e garantiu aos subordinados que nenhum treino ensina uma ação tão "profundamente perturbadora".

O agente que prendeu Floyd foi detido sob a acusação de homicídio em terceiro grau e de homicídio involuntário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório