Há 22 mortos em queda de avião sobre centro educativo no Bangladesh

Pelo menos 22 pessoas morreram depois de um avião de treino da Força Aérea do Bangladesh se ter despenhado sobre um centro educativo em Daca, de acordo com um novo balanço divulgado hoje pelo exército.

Bangladesh, Queda

© Getty Images

Lusa
22/07/2025 06:16 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Bangladesh

O gabinete de imprensa das Forças Armadas do Bangladesh confirmou estes números, que tinham sido noticiados pelo jornal diário em língua inglesa The Daily Star, e indicou que, até à data, 13 das 22 vítimas mortais foram identificadas.

 

Um balanço anterior dava conta de 19 mortos na sequência da queda do avião militar, na segunda-feira.

Entre os cerca de 171 feridos, estão 16 elementos das equipas de socorro - 14 militares, um agente da polícia e um bombeiro -, de acordo com a mesma fonte.

O jato militar de treino F-7 BGI embateu contra o portão de um edifício de dois andares da Milestone School and College, localizada no bairro de Uttara, na zona norte de Daca. Muitos alunos estavam no local à hora do acidente, de acordo com a agência de notícias Europa Press.

Membros do exército e dos serviços de emergência chegaram rapidamente ao local para retirar os feridos, a maioria por queimaduras, escreveu o jornal The Daily Star.

O piloto, uma das vítimas mortais, prevendo a queda, tentou, sem sucesso, desviar o avião de zonas densamente povoadas.

Esta é a quarta vez que um F7 da Força Aérea está envolvido num acidente.

O Governo do Bangladesh decretou um dia de luto nacional para hoje, na sequência do acidente ocorrido na capital, sobre o qual ainda se sabe pouco.

De acordo com as primeiras informações, o avião sofreu uma falha técnica e despenhou-se meia hora depois de levantar voo às 13h06 (18h06 em Lisboa).

O primeiro-ministro interino, Mohamed Yunus, enviou condolências aos feridos e às famílias das vítimas.

"Este é um momento de profundo pesar para a nação", disse Yunus numa publicação na rede social Facebook.

"A perda sofrida pela equipa da Força Aérea, alunos, pais, professores, funcionários e outros associados à Milestone School é irreparável", sublinhou o primeiro-ministro interino.

"Desejo aos feridos uma rápida recuperação e ordeno a todas as autoridades, incluindo os hospitais, que tratem a situação com a devida importância", declarou Yunus, prometendo que o Governo irá investigar o incidente.

Leia Também: São já 19 as vítimas da queda de aeronave sobre faculdade no Bangladesh

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas