A polícia de Los Angeles recorreu a balas de borracha e bastões para controlar os manifestantes, naquele que é o terceiro dia de protestos contra a morte do afro-americano George Floyd, de 46 anos, às mãos da polícia.
Segundo conta a CNN, os manifestantes estão a atirar objetos às autoridades. No total mais de 500 pessoas já foram detidas.
"Cheguem-se para trás, parem de nos bater", cita o meio de comunicação como tendo sido dito por um homem num megafone, à medida que a polícia se aproximava com bastões.
O autarca de Los Angeles, Eric Garcetti, revelou entretanto no Twitter, que foi implementado recolher obrigatório na cidade a começar às 20h deste sábado (4h de domingo em Lisboa), até às 5h (13h em Lisboa) de domingo "para aumentar a segurança dos manifestantes, das autoridades e dos cidadãos".
É possível ver nas redes sociais vários vídeos de carros patrulha a arder e das multidões em protesto.
RIOTS UNDERWAY IN LOS ANGELES pic.twitter.com/BFTPR4d7AW
— Breaking911 (@Breaking911) May 30, 2020
Los Angeles Fire Department got here and are cheering for protestors. #LosAngeles pic.twitter.com/Fppq7Uz6Cp
— Luisa Conlon (@luisaconlon) May 30, 2020
iceForGeorgeFlyod #EEUU de policía en llamas en Los Angeles.pic.twitter.com/TbeIl4ZpSC
— halecos AmarillosChalecosAmarill) May 30, 2020
LIVE: Protests against police violence continue in Los Angeles following the killing of #GeorgeFloyd#riots2020 https://t.co/v6OON5T2Jd
— PresserWatch (@PresserWatch) May 30, 2020
Nos últimos três dias, a onda de manifestações nos Estados Unidos já resultou em pilhagens, veículos policiais em chamas e confrontos com agentes. Os protestos já se estenderam a pelo menos 30 cidades norte-americanas.
Recorde-se que vários vídeos da detenção de George Floyd - onde um dos quatro agentes no local tem um joelho sobre o pescoço de Floyd durante vários minutos, enquanto este se queixa de não conseguir respirar - foram partilhados e os polícias envolvidos acabaram por ser despedidos. O agente Derek Chauvin foi acusado de assassínio e homicídio involuntário.