Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Navio sob vigilância em Lisboa. Mais 1001 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Navio sob vigilância em Lisboa. Mais 1001 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:30 - 22/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal - que se encontra na segunda quinzena da fase de desconfinamento - conta já um total de 1.289 óbitos e hoje superou os 30 mil infetados (30.200 é o número total) pela Covid-19, de acordo com o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta sexta-feira, o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita admitiu que as fronteiras de Montalegre (Vila Real) e de Barrancos (Beja) podem vir a reabrir mais cedo - antes de 15 de junho -, mas apenas durante "algumas horas".

Já o primeiro-ministro António Costa reiterou hoje a necessidade de "prosseguir um esforço coletivo para contermos a pandemia", sendo "os municípios parceiros fundamentais", e anunciou uma linha de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.

Um estudo da Deco alerta que cada família portuguesa perdeu, em média, 944 euros desde o início da crise sanitária que o país e o mundo enfrentam.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo desta sexta-feira termina por aqui, mas poderá acompanhar um novo na manhã deste sábado. Siga as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e, se tiver sintomas, não hesite em contactar:

Portugal Continental: 808 24 24 24

Madeira: 800 24 24 20

Açores: 808 24 60 24

23h44 - Representantes das empresas de diversões e comércio itinerante foram recebidos "há alguns dias" no Palácio de Belém, onde alertaram para "a situação dramática" do setor, segundo nota divulgada hoje pela Presidência da República.

23h33 - Depois de um aluno ter sido diagnosticado com Covid-19, no dia 17 de maio, numa residência universitária em Tours, França, cinco outros testaram positivo para o novo coronavírus na mesma residência, avança o Le Parisien. Este número pode ainda aumentar, uma vez que foram testados 183 alunos.

23h15 - As autoridades de Saúde brasileiras contabilizam esta sexta-feira mais 1001 mortes e mais 20.803 casos de infeção. No total, o país já conta 21.048 vítimas mortais e 330.890 casos de infeção.

Tendo em conta os mais recentes dados divulgados, o Brasil ultrapassou a Rússia e tornou-se no segundo país do mundo com mais casos, sendo apenas superado pelos Estados Unidos (mais de 1,5 milhões de casos).

23h10 - O centro britânico Medical Detection Dogs está a treinar cães para farejar a Covid-19. Norman, Digby, Storm, Star, Jasper e Asher são os nomes dos "Super Seis", que irão fazer parte do estudo, que está a ser coordenado por investigadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

22h46 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que as regras para a deslocação de profissionais de saúde à região possam ser "questionadas", mas justificou-as com a necessidade de assegurar a saúde pública, devido à Covid-19.

22h22 - O Peru prolongou o confinamento até 30 de junho, apesar de implementar regras mais flexíveis para a nova fase de reativação da economia. O país é o segundo da América Latina mais afetado pela pandemia, com mais de 111 mil casos de infeção e mais de três mil óbitos. O presidente Martín Vizcarra apelou aos cidadãos que cumprissem as medidas.

"Não se trata apenas de uma extensão. Existe uma estratégia para combater o vírus. Esta doença não será vencida num curto espaço de tempo. Não é um sprint, é uma maratona", alertou.

22h08 - As placentas de 16 mulheres grávidas que foram infetadas pela Covid-19 mostraram evidências de lesões, indicando que estas podem precisar de acompanhamento próximo durante a gravidez, revela um estudo, publicado no American Journal of Clinical Pathology. O estudo envolveu mulheres que deram à luz num hospital em Northwestern, em Chicago.

21h54 - Este ano foram canceladas as habituais festas populares em Lisboa, devido à pandemia de Covid-19, mas vai poder escolher quais as suas sardinhas preferidas, através da página de Facebook 'Cultura na Rua', anunciou hoje a Câmara Municipal de Lisboa.

"Este ano, não podemos dançar nos bailaricos ou ver espetáculos nas Festas de Lisboa. Mas as sardinhas não podem faltar e cá estão elas. Entre 22 e 28 de maio vá à página Cultura na Rua - EGEAC e vote na sua preferida. O cardume vencedor é revelado no final da próxima semana", pode ler-se na publicação.

21h47 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que considera as igrejas e outros locais de oração "essenciais" e apelou aos governadores estaduais para que autorizem a sua reabertura este fim de semana, apesar da pandemia de Covid-19.

Recorde aqui a conferência de imprensa norte-americana desta sexta-feira.

21h43 - A Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC) disse hoje que "não houve nenhuma tentativa de entrar" no Ministério das Finanças, em Lisboa, acusando a polícia pelos confrontos e o Governo por não apoiar empresários de festas, feiras e romarias.

21h37 -  Descontinuada Linha Covid-19 do MNE. A diminuição da procura levou o Ministério dos Negócios Estrangeiros a optar pela descontinuidade da Linha. Quem necessitar continuará, porém, a poder ser ajudado pelo Gabinete de Emergência Consular (GEC).

21h32 -  Hidroxicloroquina pode aumentar risco de morte, sugere estudo. O estudo hoje divulgado sugere que os antimaláricos cloroquina e hidroxicloroquina podem aumentar o risco de morte e arritmias em doentes hospitalizados com Covid-19, defendendo que o seu uso como antivirais deve ser devidamente testado antes de tratar pacientes.

21h30 - Os 32 migrantes infetados pelo novo coronavírus que foram transferidos na quarta-feira para o Campo Militar de Santa Margarida, no concelho de Constância, "mantêm-se assintomáticos" e "foram hoje todos testados", afirmou fonte da Unidade de Saúde Pública local.

21h26 - A maior parte dos passageiros que chegaram aos Açores esta semana optou por fazer quarentena voluntária em hotel, em vez de ficar em isolamento em casa, realizando vários testes à Covid-19, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

21h07 - A pandemia de Covid-19 já matou 335.538 pessoas e infetou mais de 5,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas foram os Estados Unidos, com 1.627 mortes, Brasil (1.188) e Espanha (688, incluindo 632 na Catalunha, não identificados anteriormente e cuja data não foi comunicada).

21h06 - OMS diz que "a América do Sul tornou-se no novo epicentro" da pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chamou a atenção, esta sexta-feira, para o rápido crescimento de casos no Brasil, tendo também chamado a atenção para o uso alargado de hidroxicloroquina.

20h17 - Navio atracado em Lisboa. Um dos tripulantes está infetado com Covid-19 e foi transportado para o Hospital de S. José, onde está internado na unidade de cuidados intensivos. Os restantes estão impedidos de desembarcar.

20h14 - As prisões do Distrito Federal, onde está localizada a capital brasileira, Brasília, registaram duas mortes e 801 casos de infeção pelo novo coronavírus, entre reclusos e polícias, foi hoje anunciado.

20h00 - De acordo com a CNN, os Estados Unidos enviaram uma carta à Organização Mundial de Saúde a pedir que dessem início à investigação sobre a origem do surto do novo coronavírus. "Não há tempo a perder", escreveu o secretário adjunto da Saúde norte-americano, Brett P. Giroir.

"Aplaudimos o pedido de uma revisão imparcial, independente e abrangente, a ser realizada em consulta com os Estados membros, e pedimos que o trabalho comece agora", escreveu.

19h57 - O número de infeções pelo novo coronavírus em São Tomé e Príncipe subiu hoje para 282, com o registo de 13 novos casos positivos, com base nos testes rápidos realizados nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde.

19h53 - África ultrapassou hoje os 100 mil casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 3.100 mortes causadas pela Covid-19, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

19h43 - Os utentes transferidos do Lar do Comércio, em Matosinhos, para o Centro de Neurointervenção da Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, testaram negativo à Covid-19, depois de repetirem os testes, anunciou hoje à Lusa fonte da direção.

19h40 - As feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras, que se realizam na cidade de Lisboa, vão reabrir este fim de semana, cerca de dois meses depois de terem sido suspensas devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia. 

19h34 - A comunidade islâmica de Lisboa vai assinalar o fim do Ramadão ficando em casa, estando apenas previsto que a mesquita central possa realizar "algumas preces e palestras virtuais", adiantou o xeque Munir.

19h21 - Diretores escolares pediram hoje ao Governo a libertação das verbas entregues aos Cofres do Tesouro, lembrando que desde o início da pandemia de Covid-19 "nem um cêntimo a mais chegou às escolas", apesar de "fazerem muita falta".

"Numa tirada panfletária, diria que nem um cêntimo a mais chegou às escolas desde que se iniciou a crise, nem para a ação social nem para os orçamentos de escola", disse José Eduardo Lemos, presidente do Conselho das Escolas, o órgão consultivo do Ministério da Educação, durante esta tarde no Parlamento.

18h57 - Foram vários os feirantes que se reuniram esta tarde no Terreiro do Paço, em Lisboa, em forma de protesto por melhores condições, tendo ocorrido incidentes entre as forças de segurança e os manifestantes.

De acordo com os manifestantes, os agentes da polícia desataram "à bastonada". Os agentes de segurança alegam que os presentes tentaram furar o cordão de segurança, mas os manifestantes afirmam ter apenas pedido para ir para a sombra. Um manifestante terá sido encaminhado para o Hospital de São José, devido a uma queda.

"Esses dois homens (polícias) não identificados levantaram o bastão, fugi para não me baterem", diz o representante dos trabalhadores, Luís Paulo Fernandes, em declarações à SIC Notícias.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Polícia Segurança a Pública (PSP), Nuno Carocha, sublinhou que "várias pessoas tentaram furar o cordão policial para entrar no Ministério e foram impedidas", referindo que do incidente, além de um ferido, resultou "um detido".

18h56 - O Ministério da Saúde francês indicou esta sexta-feira que o número de mortes relacionadas com a Covid-19 será atualizado apenas na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, tendo divulgado apenas o número de pessoas hospitalizadas (17.383) e o número de pacientes nas unidades de cuidados intensivos (1.701).

 

18h43 - No dia em que foi conhecido que Madrid entrará na fase 1 do desconfinamento, a partir de segunda-feira, a presidente da comunidade Isabel Díaz Ayuso relembrou, durante uma conferência de imprensa, que o vírus não desapareceu e fez um apelo: "Nesta nova fase não devemos baixar a guarda, agora a responsabilidade é coletiva."

18h39 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia

  • O município alentejano de Almodôvar lançou um programa com 250 mil euros de apoios a fundo perdido para agentes económicos afetados pela covid-19 e decidiu isentar estabelecimentos da taxa de esplanadas para revitalizar o tecido económico concelhio.
  • O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), em Famalicão, está a desenvolver uma viseira de proteção individual reutilizável com propriedades antivíricas e anti-embaciamento.

18h29 - O novo coronavírus mudou a forma "como o mundo vê a importância da higienização das mãos para melhor", referiu hoje Henrietta Fore, diretora executiva da UNICEF, durante o briefing da Organização Mundial de Saúde desta sexta-feira. A UNICEF e a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertaram também para o impacto da interrupção na administração de vacinas, devido à Covid-19, colocando em risco milhões de crianças em todo o mundo.

18h22 - O Conselho de Administração da TAP decidiu voltar a prolongar o período de 'lay-off' dos trabalhadores até final de junho, justificando com as restrições à mobilidade e a operação reduzida prevista para junho.

18h15 - Segura, bem tolerada pelos pacientes e capaz de gerar uma resposta imune contra o novo coronavírus. É desta forma que a publicação médica The Lancet descreve a primeira vacina contra a Covid-19 a chegar à fase de ensaio clínico, levado a cabo pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim.

17h54 - "Numa altura em que o mundo ultrapassa os 5 milhões de casos de infeção pela Covid-19, reconhecemos a importância de construir unidade nacional e solidariedade global para aprendermos uns com os outros e pararmos o vírus", referiu hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, durante o briefing diário sobre a evolução do novo coronavírus.

17h45 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia

  • A Câmara de Oleiros criou um Fundo Municipal de Emergência Empresarial, no valor de 100 mil euros, destinado a empresários em nome individual ou empresas com sede social no concelho.
  • A Câmara de Covilhã vai isentar o pagamento das taxas das esplanadas até ao final do ano e aprovou um regime para atribuição e alargamento daqueles espaços.
  • As Câmaras Municipais do Funchal e de Câmara de Lobos, na Madeira, informaram hoje que vão distribuir material informático aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
  • A Câmara de Vagos e o Núcleo Empresarial do concelho anunciaram hoje medidas de revitalização e estímulo da economia local, através da isenção de taxas municipais

17h34 - Os alunos do 11.º e 12.º anos que realizem exames nacionais este ano letivo vão beneficiar de regras excecionais. Na classificação dos próximos exames nacionais, os professores vão contabilizar apenas as respostas às perguntas obrigatórias e àquelas em que o aluno tenha melhor pontuação, segundo normas excecionais hoje divulgadas.

17h31 - Regresso às aulas? FENPROF fez um balanço: professores cumpriram, absentismo dos alunos é da ordem dos 10% e o pessoal auxiliar é, na maior parte dos casos, adequado. 

17h24 - Covid-19 pode não ser transmitida por superfícies. Esta semana, a Organização Mundial de Saúde afirmou não ter provas de que o SARS-CoV-2 se possa transmitir através do contacto com superfícies contaminadas. Um informação que vem contradizer vários estudos científicos que apontam para a sobrevivência do vírus em algumas superfícies até 72 horas.

17h18 - PSD questionou hoje o Governo sobre as medidas para evitar a propagação de covid-19 nas cadeias, depois de um sindicado alertar que há reclusos a regressar às prisões no fim da licença sem antes realizarem testes.

17h13 - Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a atitude do concelho português e referiu que "Ovar nunca baixou os braços". "Ovar é especial, não só foi a primeira cerca sanitária, a primeira declaração de Estado de Calamidade, como foi a situação mais dramática", continuou.

17h09 - Itália registou esta quarta-feira mais 130 mortes associadas ao novo coronavírus, elevando o número total para 32.616. Este é o quarto dia consecutivo que o país regista uma descida, duas semanas após o levantamento de restrições. Foram ainda reportados mais 652 novos casos em relação à véspera.

17h02 - Independentemente das forças e funções políticas que cada um exerce, "o sistema político português foi exemplar na forma como tem enfrentado esta crise", acrescentou António Costa, após ser questionado sob os elogios que Marcelo Rebelo de Sousa fez hoje ao líder do PSD.

17h00 - "Se não foi a doença que deu cabo de nós, também não pode ser a cura a dar cabo de nós", disse esta sexta-feira o primeiro-ministro, durante a visita a Ovar (concelho que esteve com cordão sanitário).

16h57 - Açores sem novos casos de infeção. A região autónoma mantém um total de 146 casos de infeção pelo novo coronavírus, não tendo sido reportados novos casos nas últimas 24 horas, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

16h45 - Ministério da Educação divulgou esta sexta-feira as regras para a reabertura do pré-escolar. Entre as orientações destaca-se o facto de as crianças não terem de usar máscara. Pode consultar aqui o documento.

16h40 - Rui Rio alertou hoje que o atual "alívio" nas restrições relacionadas com a Covid-19, "se exagerado, pode ser perigoso" para "outubro ou novembro", frisando que a economia nacional "não aguenta" uma nova vaga da pandemia.

16h37 - Um português infetado com a Covid-19 está internado no hospital de Cumura, na Guiné-Bissau, em estado grave, divulgou hoje o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.

16h31 - As autoridades da República Checa declararam hoje que a propagação do novo coronavírus está sob controlo no país, duas semanas depois da reabertura de centros comerciais, cinemas e esplanadas.

16h25 - Espanha reportou esta sexta-feira mais 56 óbitos, divulgaram hoje as autoridade saúde espanholas. O número total de vítimas mortais supera agora os 28 mil. Foram também reportados 446 casos de infeção nas últimas 24 horas.

16h23 - A pandemia da Covid-19 está a ameaçar as vidas de dezenas de milhões de crianças por causa da interrupção de campanhas de vacinação contra doenças como a poliomielite ou o sarampo, alertaram hoje várias organizações internacionais.

16h13 - O Campeonato nacional de futebol recomeça a 3 de junho, avança a SIC Notícias. A 25ª jornada começa com o Portimonense- Gil Vicente às 19h00 e com o Famalicão- FC Porto às 21h25.

16h04 - A diretora-geral da Saúde disse hoje que Portugal está "dentro da curva programada para a mortalidade", analisando a subida registada tanto em ligação com a Covid-19, mas também lembrando que os primeiros meses do ano registaram menos mortes.

15h59 - Um grupo de cientistas britânico afirmou que não é seguro reabrir as escolas no país a 1 de junho, avançam os meios locais. O grupo independente de investigadores, presidido por David King - ex-conselheiro científico do governo -, refere que esta decisão deve ser tomada de acordo com "evidências de um baixo registo de novos casos pela Covid-19 na comunidade" e "a capacidade de resposta [do país] a estas novas infeções".

15h51 - Portugueses engordaram na quarentena? Os professores do Curso Superior de nutrição e herbodietética de Deusto Salud, em Espanha, apuraram que o confinamento causou, em média, no país vizinho, o ganho entre entre três e cinco quilos. O inquérito relativo ao nosso país está pronto para ser respondido aqui.

15h45 - A comunidade de Madrid e a área metropolitana de Barcelona - duas das zonas mais atingidas pelo novo coronavírus - entram na fase 1 de desconfinamento a partir da próxima segunda-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

15h39 - O Conselho das Escolas considera "profundamente errada" a medida que permite às escolas dar apenas metade das aulas presenciais previstas nos horários dos alunos do 11.º e 12.º anos, por aprofundar desigualdades entre estudantes que vão realizar exames nacionais.

15h34 - O prazo para trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio no âmbito da Covid-19, relativo a maio, terminava no final do mês mas será alargado até 09 de junho, disse hoje fonte oficial do Ministério do Trabalho.

15h00- Investigadores de saúde nos Estados Unidos da América tentam criar mapas de prevenção da Covid-19 através de telefonemas diários aos infetados para agregar informação sobre os contactos presenciais que tiveram, assumindo um papel de detetive, terapeuta ou confidente.

14h55 - As autoridades iranianas anunciaram hoje mais 51 mortes relacionadas com o novo coronavírus e que eleva para 7.300 o número total de mortos no país, o mais atingido pela pandemia na região do Médio Oriente.

14h30 - Um total de 36.393 pessoas infetadas morreram no Reino Unido após terem feito um teste de diagnóstico, mais 351 do que no dia anterior, anunciou hoje o ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas foram identificados mais 3.287 casos de contágio, contribuindo para um total de 254.195 casos. 

Consulte aqui o AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório