"Estamos a falar em ficar em casa, mas muitas pessoas nem têm uma"

A jovem sueca de 17 anos lembra que são sempre os mais vulneráveis a serem mais afetados pelas crises.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
15/05/2020 10:45 ‧ 15/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Greta Thunberg

AchMW">A ativista Greta Thunberg participou na noite desta quinta-feira num programa da CNN sobre a Covid-19 e destacou que os mais afetados pela crise são sempre os mais vulneráveis.

A jovem, de 17 anos, disse que era necessário dar ouvidos aos cientistas e lembrou a forma como a falta de informação sobre a doença suscitou ideias erradas. Disse-o referindo-se ao facto de inicialmente se pensar que a doença afetava só pessoas idosas.

"Durante uma crise são sempre as pessoas mais vulneráveis que são mais afetadas, ou seja, as crianças", afirmou, referindo-se ainda "às pessoas do sul, pessoas que vivem nas partes mais pobres do mundo, em zonas de conflito e em campos de refugiados".

Greta doou recentemente dinheiro à UNICEF, desencadeando uma campanha que visa ajudar especificamente as crianças afetadas pela pandemia. O dinheiro será usado para comprar máscaras, luvas, sabonetes e kit's de higiene para os mais desfavorecidos.

"Estamos a falar de lavar as mãos e ficar em casa, mas muitas pessoas no mundo não têm acesso água limpa, a sabão. Alguns podem até nem ter uma casa onde ficar", lembrou, reforçando que é por isso que "temos que ajudar as pessoas mais vulneráveis".

Recorde-se que no início da pandemia, a jovem Greta terá padecido de alguns dos sintomas da doença e decidiu colocar-se em isolamento profilático, longe da família. Nunca se chegou a confirmar se esteve ou não infetada porque, segundo explicou, na Suécia só efetuam testes à Covid-19 a pessoas que precisem de ajuda médica.

"Muitas pessoas nem dão conta dos sintomas e podem estar a propagar o vírus, sem saberem", afirmou, referindo que por esse motivo "todos devem ter cuidados extra".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas