Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Afeganistão: Talibãs reivindicam ataque contra exército no leste do país

Os talibãs anunciaram ter realizado hoje um ataque contra instalações do exército afegão em Gardez (leste), depois do Governo ter anunciado na terça-feira o recomeço da sua ofensiva militar contra os insurgentes.

Afeganistão: Talibãs reivindicam ataque contra exército no leste do país
Notícias ao Minuto

11:42 - 14/05/20 por Lusa

Mundo Conflito

O ataque, realizado às 08:30 locais (05:00 em Lisboa) na província de Paktia, por "um suicida num pequeno camião cheio de explosivos" matou cinco civis e feriu 15 outros, assim como cinco militares, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.

O diretor dos serviços de saúde para a província, Welayat Khan Ahmadzai, registou cinco mortos e 18 feridos transportados para o hospital.

Mas os talibãs desmentem ter matado civis e contam "dezenas de soldados mortos e feridos".

"Na sequência do anúncio da ofensiva (um) ataque foi realizado contra um dos quartéis-generais militares importantes da administração de Cabul", declarou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, através da aplicação Whatsapp.

O incidente ocorre dois dias após um ataque contra uma maternidade em Cabul, que causou pelo menos 24 mortos, incluindo recém-nascidos, mães e enfermeiras, algumas horas antes da morte de 32 pessoas num atentado-suicida durante um funeral no leste do país.

Depois de declarar que os talibãs e o grupo extremista Estado Islâmico foram responsáveis pelos dois ataques, o presidente afegão ordenou que as suas forças deviam "retomar as operações contra o inimigo".

Há várias semanas que as forças afegãs se tinham comprometido a não atacar para encorajar as negociações de paz com os talibãs.

Estes rejeitaram qualquer responsabilidade nos ataques de terça-feira, declarando-se "completamente preparados" para ripostar face às forças afegãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório