Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais 12 mortos por cá; Reino Unido soma mais 3.242 infetados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 12 mortos por cá; Reino Unido soma mais 3.242 infetados
Notícias ao Minuto

08:20 - 13/05/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Foi entregue, na terça-feira, na Assembleia da República, último relatório sobre o Estado de Emergência em Portugal. O documento destaca a "crise social" em que o país vive devido à atual pandemia de Covid-19, tendo sido "inevitáveis" o decréscimo do emprego e a retração da atividade económica.

Ainda por cá, termina hoje a peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, com uma celebração inédita na história deste templo mariano, ao realizar-se sem peregrinos face à pandemia da covid-19.

O continente americano ultrapassou esta terça-feira a Europa no número de infetados com a Covid-19 ao registar cerca de 1,74 milhões de casos, tornando-se no novo foco mundial da pandemia

Sublinhe-se que ontem, pela primeira vez, o número de casos ativos em Portugal diminuiu, tendo sido o número de recuperados (464) superior ao de novos infetados (234).

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo terminou, pode continuar a acompanhar aqui.

14h49- Como revela o El Periódico, os médicos recomendam que não sejam usadas luvas no dia a dia, já que acreditam que esse facto aumenta o risco de infeção

14h46 - A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto acusou hoje o Governo de ter "desprezado" o setor durante a pandemia, pedindo isenções de pagamentos à Segurança Social e Finanças este ano e da Taxa Social Única.

14h46 - GNR agradeceu, nas redes sociais, o grande sentido cívico de todos os peregrinos. 

14h42 - O pediatra angolano Luís Bernardino considerou hoje que foram feitos "muito poucos" testes de despistagem da covid-19 em Angola

14h31 - O Governo adiantou hoje que 62% dos trabalhadores das empresas que aderiram ao regime de 'lay-off' simplificado no âmbito da pandemia de covid-19 estão efetivamente com uma quebra no trabalho, de acordo com o ministro das Finanças.

14h29 - O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 3.183 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, entre os quais 477 são médicos e 838 enfermeiros.

14h26 - O número de óbitos registados no Reino Unido durante a pandemia de covid-19 aumentou hoje para 33.186, um aumento de 494 desde terça-feira, de acordo com os dados publicados hoje pelo Ministério da Saúde. O total de casos de contágio identificados aumentou 3.242, totalizando 229.705

14h19 - Angola registou 91 mortes em 458 acidentes de viação, no período de estado de emergência, decretado a 27 de março passado, até este mês, devido à Covid-19, informou hoje a Direção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR).

14h11 - A diretora-geral da Saúde admitiu hoje que as regras descritas na orientação da DGS sobre a reabertura das creches não garantem "risco zero" de contágio, assegurando que "minimizam" a probabilidade de infeção por covid-19.

13h51 - O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que estão a ser feitos por dia 250 testes de diagnóstico à covid-19 nos estabelecimentos prisionais em Portugal e o Governo prevê aumentar a capacidade para 450.

13h50 - O Lesoto, o único país em África que permanecia até agora sem casos de covid-19, anunciou hoje ter registado a primeira infeção, correspondente a um cidadão vindo do estrangeiro.

13h38 - Dois residentes de Hong Kong apresentaram resultados de testes que mostram estarem infetados com o novo coronavírus, disseram hoje as autoridades de saúde, admitindo que a situação põe fim a 24 dias sem novos casos de contágio local.

13h23 - A Noruega anunciou hoje que vai abrir as suas fronteiras para permitir aos europeus que o pretendam entrar no país caso tenham residência norueguesa ou queiram visitar familiares que se encontrem em território norueguês.

13h22: "Vamos continuar a confiar nos portugueses, vamos ultrapassar esta crise". As palavras foram proferidas pelo Presidente da República, à saída da visita à Autoeuropa, onde deixou uma palavra de "gratidão, esperança e confiança".

"Gratidão à Autoeuropa, que estendo a todos aqueles que sabem ultrapassar tempos difíceis e construir um Portugal melhor. (...) Esperança, não vivemos numa ilha e temos a esperança que o exemplo da Autoeuropa sirva para toda a Europa - aqui é o exemplo da Alemanha e Portugal [mas] a nível europeu tem de ser o exemplo de todos os que formam a Europa. [E uma palavra] de confiança, a todas as trabalhadoras e trabalhadores, gestores, acionistas, a todos os que estão a trabalhar, sem medo, sem angústia, sem ansiedades, e esperamos que a Europa esteja à altura das circunstância".

13h17 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 292 mil pessoas e infetou mais de 4,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais

13h16: O Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Economia estiveram esta manhã a visitar a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, que esta quarta-feira retomou a atividade, após a suspensão da produção durante várias semanas. "É muito importante este sinal de que é possível regressar ao trabalho em segurança, é um sinal inequívoco", afirmou Costa, elogiando o exemplo que a Volkswagen Autoeuropa está a dar.

Recordando a visita que ambos fizeram em dezembro de 2016, num "momento importante em que o país estava a recuperar" de uma crise, esta visita é hoje, sublinhou Costa, outro "sinal de confiança muito importante, hoje podemos aqui regressar num momento também muito difícil, tendo sido possível verificar numa unidade como esta como é possível regressarmos ao trabalho em segurança num quadro de pandemia".

"Só podemos trabalhar em condições diferentes das normais - usar máscara, ter acesso a produtos de desinfeção - mas é muito importante este sinal de que é possível regressar ao trabalho em segurança. E este é um sinal inequívoco. Parabéns à Autoeuropa e a forma como implementaram este plano mostra como é possível voltar ao trabalho em segurança, desde que todos cumpramos as medidas de segurança".

13h08 - "O primeiro estudo transversal do Instituto Nacional de Saúde de Covid-19 está já no terreno e visa monitorizar a evolução da imunidade contra o novo coronavírus na população portuguesa", revelou ainda o secretário de Estado. 

13h07 - Em relação às boas práticas que devem ser adotadas pelas creches na reabertura, Graça Freitas revelou que a DGS tentou "conciliar o melhor de dois mundos", permitindo "atividades lúdicas aos meninos, com regras". 

13h04 - António Lacerda Sales citou ainda um caso de "esperança", que diz respeito à uma senhora de 96 anos, a D. Lurdes, que recuperou da Covid-19 três semanas depois de ter estado internada no Hospital Pedro Hispano. 

13h03 - "Estamos entre os países que mais testes de diagnóstico fazem à Covid-19", revelou, esta quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, na conferência. 

13h02 - Acompanhe aqui em direto a conferência de imprensa da DGS de hoje: 

12h50 - Imagens registadas numa escola em França podem mostrar a forma como as crianças passarão a interagir nas escolas um pouco por todo o mundo.

12h49 - O empresário Jaohn Zha, de Guangzhou, na China, doou 90 mil máscaras descartáveis, 50% destinadas a crianças e jovens, ao município de Viseu, anunciou hoje o presidente da Câmara numa cerimónia simbólica de entrega.

12h46 - Há 6 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu

12h43 - "Foi também vista a questão relacionada com os deputados das regiões autónomas e estamos a tentar que também para eles seja possível a participação por videoconferência nos trabalhos do plenário da Assembleia da República", acrescentou a socialista. 

12h38 - Terminou há pouco a conferência de líderes que se realizou, esta quarta-feira, no Paralamento. "Abordámos o funcionamento das sessões plenárias e do retorno à normalidade da Assembleia da República. Houve um acordo geral em relação à proposta apresentada pelo Sr. Presidente, sendo que foram, no entanto, levantadas algumas dúvidas".

"Esta proposta, que vai ser aprimorada no sentido de algumas recomendações feitas, levará à presença da totalidade dos deputados, não no plenário, mas nos seus gabinetes, podendo participar por videoconferência", revelou Maria da Luz Rosinha em declarações aos jornalistas. 

12h38 - O papa Francisco pediu hoje uma oração particular "pelas vítimas sem conta" da pandemia de covid-19, numa mensagem dirigida aos peregrinos de Fátima.

12h37 - Os pais devem privilegiar o transporte individual da criança para a creche e as cadeirinhas ou o "ovo" devem permanecer em locais separados das salas de atividades e distantes umas das outras, segundo uma orientação da DGS hoje publicada.

12h27 - Portugal regista, esta quarta-feira, 1.175 mortes (mais 12, uma variação de 1.03%) e 28.132 infeções (mais 219, um aumento de 0,78%) pela Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

12h21 - As autoridades gregas de saúde anunciaram hoje terem dado início a "uma operação massiva" de testes do coronavírus covid-19 numa comunidade cigana da Grécia central, após o registo, na terça-feira, de 10 novos casos.

12h13 - Investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, estão a examinar a eficácia do fármaco fluvoxamina no alívio dos sintomas provocados pelo SARS-CoV-2, o vírus que provoca a Covid-19.

12h11 - O Governo alemão decidiu começar a levantar gradualmente os controlos de fronteiras no próximo sábado, com a perspetiva de eliminá-los completamente em 15 de junho, informou hoje o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer.

11h57 - A Comissão Europeia recomendou hoje, em regras para a retoma do turismo europeu, uma distância mínima de 1,5 metros e normas de higiene apertadas em praias e piscinas, e o estabelecimento de um número máximo de clientes em restaurantes.

11h44 - pandemia da Covid-19 levou Rui Rio a cancelar as festas do PSD do Pontal e de Chão da Lagoa. Foi o próprio líder do partido quem revelou a decisão no seu Twitter oficial. 

11h39 - "As quebras no setor do turismo têm um forte impacto económico e social no nosso país", lembrou, esta quarta-feira, António Costa na rede social Twitter.  Com efeito, na reunião com a Confederação do Turismo de Portugal foram analisadas as melhores soluções "para enfrentarmos este desafio". 

11h29 - O bispo de Leiria-Fátima alertou hoje que já se está a gerar uma pandemia mais dolorosa do que a da covid-19, "a da extensão da pobreza", pedindo também solidariedade para combater "o vírus" da indiferença e do individualismo.

11h20 - A Comissão Europeia recomendou hoje que, na retoma dos transportes, haja menos passageiros a bordo, abrindo exceção para voos, que os clientes e os trabalhadores usem máscaras e outros equipamentos e que sejam colocadas barreiras de proteção.

11h18 - Direção-Geral da Saúde revelou, esta quarta-feira, as orientações para a retoma do funcionamento das creches. Destas contam-se o distanciamento entre as crianças, sendo que o "calçado deve ser deixado à entrada". 

11h10 - Investigadores detetaram irregularidades no intestino de 3,2% dos doentes com Covid-19. Destacando-se problemas graves como o espessamento do órgão e isquemia, que consiste na diminuição da circulaçao sanguínea na zona.

11h10 - O número de mortes pelo novo coronavírus em Espanha volta a ser revisto em alta. Há mais 184 óbitos nas últimas 24 horas. O país ultrapassa assim as 27 mil mortes. 

10h53 - Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou nas redes sociais, esta quarta-feira, diversos conselhos para vítimas de violência doméstica e vizinhos ou familiares inseridos na mesma comunidade. "Saiba como ajudar as vítimas de violência", é o mote. 

10h42 - Há imagens que documentam a faseada retoma do quotidiano no Reino Unido. Pela lente do Independent chegam-nos imagens de várias pessoas a saírem de um autocarro, em Londres, algumas das quais com máscara. 

10h34 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, voltou hoje a insistir na "unidade" entre formações políticas para salvar vidas, emprego e empresas, tendo pedido ao Partido Popular (direita) para "abandonar a confrontação".

10h34 - O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, foi filmado a usar uma máscara enquanto descia de um avião para ser recebido por autoridades em Israel. Veja as imagens: 

10h27 - O novo coronavírus parece indiciar um aumento de divórcios, como dá conta o El Periódico

10h25 - A Bélgica anunciou, esta quarta-feira, que o país registou mais 82 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. A par disso, há mais 202 pessoas infetadas e 70 novos doentes foram hospitalizados.

10h13 - A Casa da Saúde da Boavista partilhou, nas redes sociais, uma imagem de um nascimento em tempos de pandemia

10h00 - O Notícias ao Minuto esteve à conversa com Fábio Cota de Medeiros, médico infecciologista e um dos dois coordenadores da Unidade de Internamento de Contingência da Infeção Viral Emergente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, destinada aos doentes infetados com Covid-19. De acordo com o especialista, "compromisso para com doente não é apenas técnico, mas também de homem".

09h57 - Pode acompanhar aqui em direto as celebrações no Santuário de Fátima: 

09h49 - O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.406, com quase 70 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

09h49 - A China impôs hoje restrições a deslocações à província de Jilin, no nordeste do país, num esforço para conter a propagação do novo coronavírus, depois de serem diagnosticados vários casos nos últimos dias.

09h39 - O Papa Francisco elogiou hoje alunos e professores que, devido à pandemia de covid-19, encontraram novos caminhos no ensino, durante a missa matinal que realiza na sua residência, a Casa Santa Marta.

09h33 - O número de casos do novo coronavírus na Rússia atingiu um total de 242.271, com 10.028 novas infecções nas últimas 24 horas. O número de mortes aumentou para 2.212, depois de ter sido registada a morte de mais 96 pessoas, informaram as autoridades de saúde. 

09h30 - Cerca de 43% das empresas cancelaram processos de recrutamento por causa da pandemia, de acordo com um estudo da consultora Mercer, divulgado na terça-feira. Porém, cera de 29% disse não ter cancelado este tipo de projetos

09h25 - O uso de máscara pela população pode ser um dos elementos capazes de travar a tão temida segunda vaga do novo coronavírus ou SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19. Máscara de pano, cirúrgica e para o pó. Qual é a melhor contra Covid-19?

09h15 - Em Espanha, no parlamento, Sánchez responde a Casado: "O caminho é de unidade, não apenas para salvar vidas, mas também para salvar empresas e empregos".

09h09 - Imagens da TVI24 mostram o último dia das celebrações em Fátima, sem peregrinos. Numa altura em que se reza o rosário, poucas pessoas estão no recinto. 

09h12 - Apple contraria tendência e prepara regresso aos escritórios. A decisão da tecnológica contrasta com as iniciativas do Facebook, Google e Twitter de permitir que os colaboradores trabalhem a partir de casa.

09h00 - O prazo para os trabalhadores pedirem o apoio excecional à família relativo a abril para assistência aos filhos devido ao encerramento das escolas termina esta quarta-feira, depois de ter sido prolongado, segundo informação publicada pela Segurança Social.

08h54 - O departamento de Estatísticas Nacionais do Reino Unido revelou que a produção económica do país caiu 5,8% em março - a pior queda mensal desde que os registros começaram, em 1997, e maior do que qualquer mês no auge da crise financeira em 2008. Este é o reflexo da pandemia de Covid-19. 

08h46 -  Covid-19 cancela prémios The Best. O galardão que distingue o melhor futebolista do planeta para a FIFA não será entregue esta temporada. 

08h40 - Pela primeira vez na história, os fiéis não puderam deslocar-se ao Santuário de Fátima, para a comemoração das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, e o dia foi marcado no local sagrado de uma forma bastante diferente: sem peregrinos e pela Internet. 

Notícias ao MinutoCelebração no Santuário de Fátima © Getty Images

08h40 - Uma equipa de cientistas britânicos inventou a primeira calculadora que alerta os indivíduos relativamente ao risco de morrerem vítimas da Covid-19.

08h34 - As Forças Armadas iniciaram ontem uma megaoperação nacional de distribuição de equipamentos de proteção, como deu conta António Costa na rede social Twitter. 

08h27 - Não podemos baixar a guarda na luta e contenção deste vírus, recorda a GNR

08h22 - A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) considerou hoje que as aplicações de rastreio e geolocalização usadas em vários países para lutar contra a propagação da covid-19 "colocam sérios riscos aos direitos humanos".

07h35 - Alemanha regista 171.306 casos de Covid-19 e 7.634 vítimas mortais. Nas últimas 24 horas, o país teve um aumento de 798 infetados e de 101 vítimas mortais.

07h11 - A lutar contra Covid-19, ator da Broadway, Nick Cordero, acorda do coma. Está internado há mais de um mês. 

07h09 - A DECO recebeu 3.600 pedidos de ajuda, entre 18 de março e 11 de maio, por parte de famílias em dificuldades financeiras devido à redução de rendimentos causada por situações de desemprego, 'lay-off' ou não pagamento de salários.

06h59 - A peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima termina hoje, com uma celebração inédita na história deste templo mariano, ao realizar-se sem peregrinos face à pandemia da covid-19.

06h56 - A China identificou, nas últimas 24 horas, seis novos casos de contágio local pelo novo coronavírus, no nordeste do país, e um oriundo do exterior, detetado em Xangai, informaram as autoridades do país asiático.

06h53 - O Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela (INAC) emitiu terça-feira um aviso de que as operações aéreas nacionais e internacionais vão continuar com restrições até o próximo 12 de junho.

06h52 - O Pentágono anunciou a realização de um contrato de 127 milhões de euros com uma empresa que fabrica cápsulas injetáveis para permitir uma difusão rápida de uma vacina contra a covid-19 a partir do outono nos EUA.

06h42 - O relatório do terceiro período do Estado de Emergência destaca a "crise social" em que o país vive devido à atual pandemia de covid-19, tendo sido "inevitáveis" o decréscimo do emprego e a retração da atividade económica.

06h37 - O antigo presidente do CDS-PP Paulo Portas advertiu na terça-feira à noite que "gestos partidários" como a Festa do Avante! podem criar "um contraste" nas normas de combate à covid-19 que não seja aceite pela sociedade.

06h22 - O continente americano ultrapassou esta terça-feira a Europa no número de infetados com a covid-19 ao registar cerca de 1,74 milhões de casos, tornando-se no novo foco mundial da pandemia.

06h15 - A presidente da Comissão Europeia participa hoje num debate no Parlamento Europeu (PE) sobre o futuro fundo de recuperação da economia europeia, ainda sem ter avançado com a proposta que foi encarregada de formular pelo Conselho Europeu.

06h11 - A Comissão Europeia divulga hoje recomendações para a gradual retoma dos transportes e do turismo na União Europeia (UE), dado o levantamento das restrições aplicadas devido à covid-19, querendo assegurar medidas sanitárias e de segurança coordenadas.

06h11 - A Associação Portuguesa de Direito da Insolvência e Recuperação (APDIR) defendeu hoje a revisão urgente dos instrumentos de recuperação de empresas para permitir uma alternativa à insolvência, sobretudo no contexto da crise causada pela covid-19.

06h01 - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prolongou na terça-feira, até 13 de junho, o estado de alerta em vigor no país desde março, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia da covid-19.

06h01 - A conferência de líderes debate hoje o regresso à quase normalidade parlamentar, depois das restrições devido à covid-19, que poderá passar pela distribuição dos deputados por várias salas ou até com parte deles nos seus gabinetes.

06h00 - A telescola garantiu o ensino à distância em época de pandemia, mas as tecnologias pouco podem fazer em relação às necessidades de alimentação de centenas de crianças, que nas escolas de Sintra encontram as portas abertas para recolher refeições.

06h00 - O Paquistão superou pela primeira vez os dois mil novos casos positivos diários desde o início da pandemia da covid-19, indicaram hoje as autoridades.

Reveja aqui as últimas atualizações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório