Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Crianças regressam à escola numa nova realidade "estranha e perturbadora"

Imagens registadas numa escola em França podem mostrar a forma como as crianças passarão a interagir nas escolas um pouco por todo o mundo.

Crianças regressam à escola numa nova realidade "estranha e perturbadora"
Notícias ao Minuto

12:50 - 13/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

As escolas francesas começaram a reabrir esta semana após um período de oito semanas de confinamento social obrigatório no país.

Este regresso faz-se com novas regras, a mais importante de todas a do distanciamento social, e a forma como isso está a ser garantido está a deixar muitos chocados e tristes com a nova realidade em que se vive.

O jornalista da BFM, Lionel Top, partilhou na sua conta de Twitter algumas das medidas adotadas por uma escola em Tourcoing, definindo a situação como as crianças interagem como "estranha ou até perturbadora".

Uma das imagens em específico, onde se vê as crianças no recreio, separadas por quadrados desenhados no chão, deixou muitos internautas de "coração partido".

O jornalista refere que as crianças dançam, brincam e saltam juntas, mas sempre com estes quadrados a impedir que se aproximem. Apesar de estranho, a verdade é que as crianças não vêem a situação como um castigo.

"Esta imagem é de partir o coração. Não podemos chamar a isto uma escola", escreve um internauta.

Recorde-se que, em Portugal, a abertura das creches está prevista para 18 de maio, sendo que estes espaços devem reduzir o número de crianças por sala para maximizar o distanciamento entre elas, mas sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A reabertura das mesmas está a preocupar os profissionais da área que, tendo consciência do caráter excecional do momento, temem que as medidas impostas possam "lesar o desenvolvimento das crianças".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório