Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Isolamento pode fazer escalar violência". DGS dá indicações a vítimas

Direção-Geral da Saúde publicou conselhos para vítimas e aconselha a que se esteja "atento à comunidade".

"Isolamento pode fazer escalar violência". DGS dá indicações a vítimas
Notícias ao Minuto

10:43 - 13/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Violência

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou nas redes sociais, esta quarta-feira, diversos conselhos para vítimas de violência doméstica e vizinhos ou familiares inseridos na mesma comunidade. "Saiba como ajudar as vítimas de violência", é o mote. 

Se está numa relação abusiva, a autoridade começa por referir que "o isolamento pode fazer escalar a violência" e "diminuir as oportunidades de procura de ajuda".

Torna-se assim fundamental às vítimas saberem o que fazer em situações de perigo: "Para ser mais seguro, envie SMS", afirma. O número é o 3060.

Estas devem também procurar "ajuda nos Centros de Saúde ou Hospitais", nomeadamente no Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco ou na Equipa de Prevenção da Violência em Adultos. 

Se é vítima de violência doméstica, prossegue a DGS, "combine com vizinhos ou familiares códigos quando necessitar de apoio em situações de emergência", de que são exemplos sinais, gestos, palavras ou objetos na janela. 

Deve ainda proteger "as crianças e os jovens da exposição à violência física e verbal".

Outra ação a tomar é memorizar contactos de apoio. Além do 3060 - para SMS - existe ainda o 808 202 148 (Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica) ou o 144 (o número de Emergência Social). Há ainda um email para o efeito: [email protected]

De recordar que a Polícia de Segurança Pública (PSP) registou uma descida de 33% nas participações de violência doméstica durante o período de confinamento obrigatório devido à pandemia de Covid-19, com 1.277 registos face aos 1.908 do mesmo período de 2019, foi este domingo anunciado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório