Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Jacarta prolonga restrições para abranger mês do Ramadão

As restrições sociais para travar a propagação do novo coronavírus foram hoje prolongadas na capital da Indonésia, quando os habitantes da mais populosa nação muçulmana do mundo se preparam para o mês de jejum do Ramadão.

Covid-19: Jacarta prolonga restrições para abranger mês do Ramadão
Notícias ao Minuto

16:24 - 23/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O governador de Jacarta, Anies Baswedan, disse que as restrições, que deviam terminar hoje, vão ser prolongadas até 22 de maio e exortou os muçulmanos a não se deslocarem às mesquitas durante o Ramadão.

O mês sagrado muçulmano deve começar na Indonésia na sexta-feira. Os fiéis jejuam durante o dia e juntam-se ao anoitecer para quebrar o jejum com refeições comunitárias e orações.

O Presidente indonésio, Joko Widodo, reconheceu no mês passado que o Governo reteve informação sobre o surto de coronavírus para evitar o pânico.

Mas o atraso na aplicação de regras de distanciamento social e a baixa taxa de rastreio aumentam a preocupação de que a situação na Indonésia seja pior do que é reconhecido.

Baswedan é um rival político do Presidente e optou por restrições mais duras à medida que as infeções aumentavam na capital.

A Indonésia regista 7.418 casos da covid-19, com 635 mortes.

As medidas em Jacarta dão às autoridades mais poder para forçarem as pessoas a ficarem em casa e as lojas a fecharem.

A polícia pode impedir qualquer reunião com mais de cinco pessoas e os infratores arriscam até um ano de prisão e uma multa de 100 milhões de rupias (5.860 euros).

Segundo um balanço da agência France Presse, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 184.000 mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório