Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"O governo chinês é o responsável direto desta pandemia"

Uma consideração feita por um reputado político e economista francês, atualmente a viver em Nova Iorque.

"O governo chinês é o responsável direto desta pandemia"
Notícias ao Minuto

11:07 - 06/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Guy Sorman

Guy Sorman, economista e político francês, imputou, numa entrevista ao diário chileno El Mercurio, a responsabilidade da disseminação da pandemia da Covid-19 ao governo chinês.

"Considero que eles são os responsáveis, já que em meados de dezembro do ano passado os médicos de Wuhan informaram o governo chinês sobre um novo coronavírus que estava a causar mortes em hospitais, semelhante ao que havia acontecido com a SARS em 2003", frisou Guy Sorman, recordando as punições de que as autoridades de saúde deste país foram alvo.  

“Como sabemos, o governo chinês não gosta de más notícias e, por um mês, decidiu fugir à verdade, enquanto os médicos foram severamente punidos e proibidos de a dizer. Isso continuou por um mês e, como consequência, o vírus que apareceu em Wuhan já se tinha espalhado por toda a província de Hubei e depois para o resto da China e do mundo".

De acordo com Sorman, esses 30 dias teriam sido vitais para evitar a atual pandemia. "Eles poderiam ter contido a doença em Wuhan", explicou o político francês nascido em Paris em 1944 e atualmente a viver em Nova Iorque, um dos focos principais da Covid-19. "Acho que é ético e legal considerar o governo chinês o responsável direto por esta pandemia", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório