Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Trocou Itália por Espanha. Mas jamais pensou ajudar um país que não o seu

Abandonou Itália por amor e agora luta contra a pandemia da Covid-19 num hospital em Espanha.

Trocou Itália por Espanha. Mas jamais pensou ajudar um país que não o seu
Notícias ao Minuto

11:00 - 06/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Enfermeira

Há dez anos abandonou Itália para começar uma nova vida ao lado do marido...em Espanha. Contudo, nunca imaginou que o seu país viveria uma situação tão complicada como a de agora e jamais imaginou, ainda, que estaria a lutar contra essa mesma tragédia num país que não o seu.

A historia é de Cinzia Cucchi, uma anestesista, de 45 anos, que está na linha da frente do combate à Covid-19 no Hospital del Tajo, em Aranjuez (Madrid).

Em declarações à Efe, a mulher revela que o sentimento de cansaço se mistura com uma adrenalina inexplicável que impede que os profissionais de saúde consigam parar.

A mulher está hospedada num hotel, uma vez que devido à sua profissão está mais exposta ao vírus, e não quer colocar a sua família em risco. O seu marido é quem está em casa, responsável por tomar conta dos dois filhos do casal, de cinco e sete anos. 

Quando a pandemia já se propagava junto à sua terra natal, que fica a meros 15 quilómetros de Codogno, conhecida como a zona zero da Europa - ou seja, a região onde a pandemia teve início na Europa - já Cintia avisava os colegas espanhóis para o risco de virem a passar pelo mesmo. O seu maior receio viria a comprovar-se. Sendo um hospital pequeno, o hospital de Tajo teve de se adaptar, tomar novas medidas, implementar novas regras para estar à altura do combate que se avizinhava. Em contrapartida, enaltece esta enfermeira italiana, nunca se viu tanta entreajuda entre os colegas de trabalho.

Apesar disso, está ciente de que mais cedo ou mais tarde, a situação irá afetá-la psicologicamente.

A sua maior força tem sido o marido que lhe vai enviando poemas. O último intitulava-se 'À batalha' e Cinzia questiona-se como não se poderia ter apaixonado por este homem. Em casa, os filhos mostraram-lhe o receio de que mãe pudesse não regressar. Cintia não vacilou: disse-lhes que era uma superheroína e que até tinha um disfarce. Tirou uma foto com o seu fato de proteção e enviou-a aos filhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório