Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Nigéria anuncia operação com Chade e Níger contra grupos jihadistas

A Nigéria anunciou hoje que lançou uma operação "maciça" em conjunto com os exércitos do Chade e Níger, contra o grupo 'jihadista' ISWAP, filiado no extremista Estado Islâmico, que está a intensificar os ataques na região do Lago Chade.

Nigéria anuncia operação com Chade e Níger contra grupos jihadistas
Notícias ao Minuto

14:50 - 02/04/20 por Lusa

Mundo Terrorismo

O exército nigeriano afirmou hoje numa declaração que os repetidos ataques do Boko Haram, e do seu derivado grupo do Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês), "exigiam um ataque maciço e coordenado entre as nações do Lago Chade".

A Força Multinacional Conjunta tinha sido prejudicada com a saída das tropas chadianas da Nigéria (1.200 soldados), em janeiro.

Mas o ministro da Defesa do Chade, general Mahamat Abbali Salah, anunciou, na terça-feira, que as suas forças seriam redistribuídas pelos países vizinhos, um anúncio que surge na sequência de um ataque a um posto do exército chadiano, no mês passado, que matou cerca de 100 soldados.

O exército nigeriano também tem pago um preço elevado há vários anos com ataques dos grupos 'jihadistas'. Cerca de 100 soldados foram mortos no final de março, numa emboscada feita por grupos extremistas islâmicos.

O Presidente do Chade, Idriss Deby, anunciou uma "resposta fulgurante" a estes assassínios.

O conflito com os 'jihadistas' do Boko Haram e do ISWAP já causou mais de 36.000 mortos, desde 2009, no nordeste da Nigéria e quase dois milhões de deslocados que continuam impedidos de regressar às suas casas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório