Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vila em Itália não tem casos de Covid-19 e 'segredo' pode estar na água

Montaldo Torinese é uma pequena vila com 720 habitantes e tem um 'lenda' antiga que remonta aos tempos de Napoleão em que se diz que as suas águas curaram militares com pneumonia. Está a poucos quilómetros de Turim, mas não tem casos confirmados de habitantes infetados com o novo coronavírus.

Vila em Itália não tem casos de Covid-19 e 'segredo' pode estar na água
Notícias ao Minuto

19:03 - 30/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reportagem The Guardian

A apenas 12 quilómetros de Turim, o quarto local em Itália com mais casos confirmados, está edificada a vila de Montaldo Torinese, uma pequena 'aldeia' que milagrosamente parece ser 'imune' à pandemia de novo coronavírus.

Com zero casos confirmados, até ao momento, desta doença, em declarações ao Guardian o responsável político por esta vila lembra lendas antigas sobre os poderes curativos das suas águas.

Registando-se 3.658 casos de Covid-19 em Turim, que está à distância de pouco mais de 10 quilómetros, Sergio Gaiotti, presidente desta municipalidade, lembra que as águas da 'lenda' já não são bebíveis, servindo apenas para irrigar os campos de cultivo.

"De acordo com a tradição, os generais de Napoleão estavam doentes com pneumonia. Graças ao ar puro e paisagem intocada, mas também a este poço [de água], foram curados. Durante esse período, provavelmente a água ajudou, mas hoje o poço está fechado e as suas águas são usadas unicamente para irrigar os campos. Não podemos beber dela", explicou este responsável político, justificando depois o baixo número de casos na região.

"Há muito pouca indústia por aqui, a maioria são todos artesãos. Desde o início [da pandemia], pusemos informações nas caixas de correio das pessoas sobre o que precisavam de fazer para se manterem seguras, tal como lavar as mãos regularmente e evitar contacto direto, e fizemo-lo também no nosso site. Fomos a primeira aldeia nesta área a distribuir máscaras por todas as famílias e ainda estamos a distribuir máscaras de substituição", explicou Sergio Gaiotti.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório