Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Teerão liberta francês depois de Paris libertar iraniano ameaçado

O Governo de Teerão vai cooperar na libertação um académico francês detido no Irão, depois de o executivo francês ter concordado em libertar um iraniano ameaçado de extradição para os EUA, disse hoje a Autoridade Judiciária iraniana.

Teerão liberta francês depois de Paris libertar iraniano ameaçado
Notícias ao Minuto

20:10 - 20/03/20 por Lusa

Mundo Teerão

A França libertou Jallal Rohollahnejad, afirmou a Autoridade Judiciária, citada pela agência noticiosa Mizan Online, sem clarificar a identidade do cidadão francês detido.

É provável que o prisioneiro francês seja Roland Marchal, um académico que foi detido em junho passado, tendo o seu julgamento começado no início de março, para quem a França tinha pedido, por várias vezes, a libertação, juntamente com uma outra investigadora, Fariba Adelkhah.

Contudo, as autoridades iranianas não reconhecem a dupla nacionalidade a Adelkhah, pelo que não deverá ficar abrangida por esta troca de detidos.

O Irão tem realizado várias trocas de detidos, nos últimos meses, com os Estados Unidos, a Austrália e a Alemanha.

Jallal Rohollahnejad é um engenheiro iraniano que estava detido há mais de um ano em diversas cadeias francesas, depois de ter sido condenado por ter contornado sanções norte-americanas contra o Irão e que, por isso, aguardava a extradição para os EUA.

O tribunal confirmara, no passado dia 11, o pedido de extradição para os Estados Unidos, mas o Governo francês procedeu agora à sua libertação, anulando a decisão judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório