Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA dizem que troca de prisioneiros é urgente por causa da Covid-19

O enviado dos EUA no Afeganistão considerou hoje que se tornou "urgente", face à pandemia, a troca de prisioneiros entre o Governo afegão e os talibãs, prevista no acordo entre Washington e os rebeldes, mas que nunca se realizou.

EUA dizem que troca de prisioneiros é urgente por causa da Covid-19
Notícias ao Minuto

17:30 - 18/03/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Um acordo, assinado em 29 de fevereiro entre os Estados Unidos e os talibãs, previa a libertação de até cinco mil rebeldes detidos pelo Governo de Cabul e até mil membros das forças afegãs detidos por insurgentes.

Contudo, o Governo afegão recusou-se a aceitar as libertações antes de negociações diretas com os talibãs, o que os rebeldes nunca aceitaram, inviabilizando a troca de prisioneiros.

Hoje, o enviado dos EUA ao Afeganistão, Zalmay Khalilzad, disse que a troca de prisioneiro é "urgente", como forma de travar a propagação do novo coronavírus na região.

"Nenhum prisioneiro foi libertado, apesar do compromisso expresso pelos dois lados nesse sentido", disse Khalilzad, usando a sua conta na rede social Twitter.

O enviado dos EUA pediu a retoma de negociações entre o Governo afegão e os talibãs sobre o tema das trocas de prisioneiros, prometendo colaborar pessoalmente nessas conversas, mesmo que elas se efetuem por videoconferência, para prevenir o contágio do vírus.

Khalilzad também pediu aos talibãs para evitarem "declarações públicas provocadoras".

O acordo entre os EUA e os talibãs permite a retirada gradual de todas as forças norte-americanas e estrangeiras no Afeganistão, nos próximos 14 meses, em troca de promessa dos rebeldes de combate ao terrorismo na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório