Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Trump não vai a Moscovo para as comemorações do Dia da Vitória

O Governo russo anunciou hoje que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, não irá a Moscovo para as comemorações do Dia da Vitória, que se realizam a 09 de maio.

Trump não vai a Moscovo para as comemorações do Dia da Vitória
Notícias ao Minuto

13:05 - 10/03/20 por Lusa

Mundo Trump

A Rússia convidou várias vezes Donald Trump a deslocar-se a Moscovo para as celebrações do 75.º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial - o feriado mais importante do país.

O Presidente dos EUA disse no ano passado que apreciou o convite, mas não tinha a certeza se poderia ir já que a celebração ocorre "bem no meio da temporada política".

"Por meio de vias diplomáticas, recebemos informações de que o Presidente (EUA) não virá", declarou hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas, acrescentando que ainda não está claro quem representará os EUA na comemorações.

Peskov não indicou o motivo de Donald Trump recusar a ida a Moscovo.

Em entrevista à agência de notícias estatal Tass, da qual uma parte foi divulgada hoje, o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que seria "um erro" que os líderes mundiais não comparecessem às comemorações do Dia da Vitória este ano.

"Acho que, em relação a ex-membros da aliança anti-Hitler, a coisa certa a fazer seria comparecer (no nosso evento), tanto de uma ponto de vista de política interna como moral", afirmou Putin.

"Estamos ansiosos para vê-los e teremos o maior prazer se vierem. Se não, bem, a escolha é deles. Mas, acho que, seria um erro para eles", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório