Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil

O Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado. Em Portugal, o 17.º caso suspeito que se encontrava sob avaliação no Hospital Curry Cabral foi descartado depois de as análises terem dado negativo.

Primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil
Notícias ao Minuto

07:33 - 26/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Brasil

O Brasil registou esta terça-feira, o primeiro caso de Covid-19, passando assim a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o teste realizado ao homem 61 anos,no Hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, deu positivo.

O homem, residente no Estado brasileiro de São Paulo, esteve recentemente de férias em Itália, entre 9 a 21 de fevereiro, mais precisamente na região da Lombardia, na mesma altura em que os casos no país começaram a aumentar. 

Com os resultados preliminares feitos na unidade de saúde, o hospital enviou a amostra para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova.

Para já, o paciente tem apenas sintomas leves da doença, como tosse, e encontra-se em isolamento domiciliário. "O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internamento, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, afirma o hospital numa nota citada pelo jornal.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitou a lista de passageiros do voo à companhia aérea que trouxe o cidadão infetado para o país.

Segundo o G1, a Secretaria Estadual de Saúde brasileira está a monitorizar outros dois casos suspeitos de coronavírus na cidade de São Paulo e um terceiro caso no interior do estado, em Bauru. Até agora, São Paulo descartou 26 suspeitos de Covid-19.

Segunda morte em França (primeiro francês) e outro caso em Madrid

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de mais de 2.760 mortos e cerca de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios. Dos infetados, quase 30 mil recuperaram.

A China reportou hoje 52 mortos devido a infeção pelo coronavírus Covid-19, o menor aumento diário em três semanas, ao mesmo tempo que registou 406 novos casos, a maioria na província de Hubei, epicentro do surto.

Até ao momento em Itália já houve 11 mortos e 322 casos confirmados de infeção por novo coronavírus. E mesmo aqui ao lado, em Espanha, há mais um caso em Madrid, para lá dos reportados em Barcelona, Valência e nas Canárias (onde mil turistas estão isolados num hotel em Tenerife, sendo que nenhum é português).

A Argélia, Áustria, Croácia e Suíça já confirmaram os primeiros quadros clínicos de coronavírus, com mais dois infetados em França, onde foi ainda registada a segunda morte, a primeira de um cidadão francês.

Além dos mais de 2.700 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Japão, Filipinas, França e Taiwan. .

O único caso português continua a ser o de Adriano Maranhão

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros, Adriano Maranhão, que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já veio afirmar que foi "feita permanentemente" uma "grande pressão" para que o português infetado com Covid-19 fosse transferido do navio de cruzeiros para um hospital, mas ressalvou que "quem manda no Japão é o Japão".

Em Portugal, já houve 17 casos suspeitos, que resultaram negativos após análises. Na manhã desta quarta-feira o último caso que se encontrava sob avaliação no Hospital Curry Cabral foi descartado depois de as análises darem negativo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório