Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Paciente internado no Curry Cabral não está infetado com Covid-19

Foram negativos os resultados das análises realizadas ao paciente português internado no Curry Cabral, que apresentava suspeitas de infeção pelo novo coronavírus.

Paciente internado no Curry Cabral não está infetado com Covid-19
Notícias ao Minuto

07:43 - 26/02/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Revela a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quarta-feira, que o 17.º caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Portugal não se confirma. Deram negativos os resultados realizados ao paciente que foi encaminhado na terça-feira para o Hospital Curry Cabral, Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC). 

O homem de 31 anos, de Torres Novas, foi encaminhado para a unidade hospitalar em Lisboa, já que apresentava os sintomas do vírus e tinha estado recentemente em Milão, Itália. 

O paciente ficou em isolamento e foram encaminhadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) duas amostras biológicas para análise laboratorial, que deram negativo para a infeção pelo vírus que teve origem em Wuhan, na China. 

Recorde-se que o 16.º caso suspeito de infeção pelo Covis-19 em território português, que esteve internado no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), também não se confirmou. Este paciente tinha igualmente estado em Milão. 

Aliás, até ao momento, não há casos confirmados do vírus em Portugal. Há, porém, um cidadão português infetado, Adriano Maranhão, que estava a bordo do navio Diamond Princess. O paciente, que estava isolado numa cabide do navio atracado no Japão, já foi transferido para um hospital na cidade de Okazaki, na província de Aichi

Na vizinha Espanha, as autoridades confirmaram o segundo infetado por Covid-19 em Madrid e em França registou-se a segunda morte, a primeira de um cidadão francês. Foi ainda  confirmado, esta quarta-feira, o primeiro caso de infeção no Brasil. O homem, residente no Estado brasileiro de São Paulo, esteve recentemente de férias em Itália, entre 9 a 21 de fevereiro, a mesma altura em que os casos no país começaram a aumentar. 

O último balanço que chega de Itália dá conta de 11 mortes confirmadas e 322 infetados pelo novo coronavírus. A região de Lombardia (norte) é a origem do foco da epidemia em Itália, com mais de 200 pessoas contagiadas. As regiões de VénetoEmilia Romanha (norte), Piamonte (norte), Toscana (centro), Sicilia (sul) e Alto Adigio (norte) também contabilizam casos.

Na China foram reportados hoje 52 mortos devido a infeção pelo Covid-19, o menor aumento diário em três semanas. O país registou 406 novos casos, a maioria na província de Hubei, epicentro do surto. No total, o balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de pelo menos 2.763 mortos e cerca de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios.

Além dos mais de 2.700 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório