Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ataque informático do Hamas a soldados israelitas usou fotos de mulheres

Os telemóveis de dezenas de soldados do exército israelita foram pirateados por militantes do Hamas, que posavam como jovens mulheres atraentes.

Ataque informático do Hamas a soldados israelitas usou fotos de mulheres
Notícias ao Minuto

19:09 - 17/02/20 por Fábio Nunes

Mundo Israel

Um porta-voz do exército israelita admitiu esta segunda-feira que os telemóveis de dezenas de soldados foram alvo de um ataque informático por parte do Hamas, refere a BBC. O coronel Jonathan Conricus explicou que os hackers do Hamas faziam-se passar por jovens mulheres atraentes, que enviavam fotografias suas aos soldados.

As ‘mulheres’ tinham um sotaque hebreu com falhas, mas justificavam-no com o facto de serem imigrantes ou de sofrerem de incapacidades auditivas. Depois de se tornarem amigas dos soldados, enviavam-lhes links que argumentavam que iriam facilitar a troca de fotografias.

No entanto, quando os soldados acediam a estes links estavam na realidade a fazer download de malware, programas que permitiam atacar smarphones ou outros dispositivos informáticos.

Esses programas instalavam vírus que permitiam aos hackers do Hamas acederem aos dados dos telemóveis, incluindo contactos, fotografias e a localização. O vírus também possibilitava a manipulação remota dos telemóveis e os hackers podiam usá-los para tirarem fotografias e fazerem gravações sem que os soldados se apercebessem.

Jonathan Conricus referiu que o exército israelita já tinha descoberto este esquema do Hamas há vários meses, mas optou por monitorizar os ataques informáticos até que o Hamas decidisse pôr termo à investida.

O porta-voz do exército israelita salientou que o ataque informático não resultou numa “violação significativa de informação”. Conricus acrescentou ainda que esta foi a terceira tentativa nos últimos anos por parte do Hamas de se infiltrar nos telemóveis de soldados israelitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório