Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho da Europa mostra preocupação com maus tratos em prisões catalãs

O Comité para a Prevenção da Tortura do Conselho da Europa exprimiu hoje preocupação sobre "maus tratos" nas prisões da região autónoma espanhola da Catalunha, depois de denuncias contra as forças policiais locais.

Conselho da Europa mostra preocupação com maus tratos em prisões catalãs
Notícias ao Minuto

12:39 - 04/02/20 por Lusa

Mundo Catalunha

O relatório do organismo do Conselho da Europa foi elaborado após uma visita aos estabelecimentos prisionais em 2018 e na sequência de "vários testemunhos" que denunciavam maus tratos por parte dos Mossos D'Esquadra, a força policial da Região Autónoma da Catalunha.

O documento indica que, "apesar de uma grande maioria" das pessoas que foram contactadas afirmarem que são tratadas de forma "correta", várias testemunhas indicam "maus tratos físicos e psicológicos".

"Pontapés, agressões na cabeça e no resto do corpo e uso de matracas" sobre pessoas que são detidas ou presas na Catalunha são algumas das denúncias contra o corpo de polícia local.

O comité denuncia também a prática do chamado "bocadillo" (sanduíche), que consiste em manter um recluso com os tornozelos atados entre dois colchões, com o objetivo de o imobilizar.

Os detidos afirmam também que as autoridades usam matracas levando o comité a alertar que o uso do utensílio "é ilegal, não profissional e que deve ser sancionado".

O governo espanhol, que já respondeu ao relatório, reconhece que "excecionalmente" a técnica do "bocadillo" foi utilizada num estabelecimento prisional para fazer diminuir, através da imobilização "o estado de excitação dos detidos e garantir a segurança e o bem-estar dos próprios indivíduos".

O comité do Conselho da Europa visitou secções especiais de quatro prisões catalãs: Brians 1, Mas d'Enric, Ponent e Wad-Ras, devido a várias alegações sobre maus tratos físicos, nomeadamente no estabelecimento prisional de Brians 1, perto da cidade de Barcelona.

Sobre as prisões femininas o relatório demonstra igualmente preocupação sobre abuso da força e apela à verificação sobre "eventuais abusos sexuais ou outras formas de violência" durante o período em que as mulheres se encontram presas.

Há trinta anos que o Comité sobre a Prevenção da Tortura visita prisões, esquadras de polícia, centros de detenção e hospitais psiquiátricos nos 47 Estados membros do Conselho da Europa, para denunciar e impedir torturas e maus tratos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório