Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Emirados Árabes Unidos com reserva de gás que permitirá autossuficiência

Os Emirados Árabes Unidos, um dos grandes produtores de petróleo do mundo, anunciaram hoje ter descoberto uma grande reserva de gás natural que permitirá, muito provavelmente, a autossuficiência deste Estado do Golfo.

Emirados Árabes Unidos com reserva de gás que permitirá autossuficiência
Notícias ao Minuto

12:33 - 03/02/20 por Lusa

Mundo Combustíveis

A empresa estatal Abu Dhabi National Oil Co (Adnoc) disse que o novo campo, designado como Jebel Ali, tem cerca de 2,2 mil milhões de metros cúbicos de gás e fica entre os emirados do Dubai e de Abu Dhabi, os dois principais membros da federação dos Emirados Árabes Unidos.

"Esta nova descoberta reforça o objetivo da nação de alcançar a autossuficiência de gás", disse a empresa, em comunicado hoje divulgado.

Em novembro, Abu Dhabi anunciou ter descoberto uma reserva de sete mil milhões de barris de petróleo e cerca de 1,6 mil milhões de metros cúbicos de gás.

Essas descobertas aumentaram as reservas de petróleo dos Emirados para 105 mil milhões de barris, tornando-se a sexta maior reserva de petróleo do mundo, à frente da do Koweit.

O gás do novo campo será fornecido ao Dubai, que atualmente importa a maior parte das suas necessidades ao Qatar, apesar de este país ser alvo de um boicote imposto pelos seus vizinhos, incluindo os Emirados Árabes Unidos, por alegadamente apoiar o terrorismo.

A empresa estatal Abu Dhabi National Oil planeia aumentar a produção de gás e aumentar a capacidade de produção de petróleo bruto para quatro milhões de barris por dia em 2020 e para cinco milhões daqui a 10 anos.

Os Emirados Árabes Unidos são uma federação de sete emirados (Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira), situados na Península Arábica, e um dos países mais ricos em petróleo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório