Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Vítima de 'phishing' perdeu mais de 47 mil euros

A mulher recebeu uma chamada telefónica internacional.

Vítima de 'phishing' perdeu mais de 47 mil euros
Notícias ao Minuto

16:21 - 01/02/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Phishing

A mulher alega ter sido vítima de 'phishing' - utilização de meios tecnológicos que levem o utilizador a revelar dados pessoais e/ou confidenciais - e ter perdido mais de 47 mil euros. O caso está a ser investigado pelas autoridades espanholas.

Em comunicado de imprensa, citado pelo El Periódico, a polícia detalha que a vítima recebeu uma chamada para o telefone fixo a partir de um número com indicativo estrangeiro. Do outro lado, estava uma mulher que falava inglês e que se identificava como sendo uma funcionária de uma empresa de software reconhecida internacionalmente. A mulher forneceu ainda uma morada e uma série de e-mails corporativos para dar mais credibilidade ao seu trabalho.

Durante a chamada telefónica, a suposta funcionária alegava que a mulher tinha sido vítima de um hacker russo, disponibilizando-se para a ajudar. Para tal, ela teria de ligar o computador, fazer download de um programa e, através dele, seriam identificados os diferentes endereços IP de origem russa.

Alguns dias depois, a mulher verificou que tinham sido realizadas inúmeras transferências bancárias e transações de capital não autorizadas de valores que variavam entre os 500 e os 3 mil euros, num total de cerca de 47 mil euros.

A polícia espanhola alerta que, embora os hackers costumam recorrer a emails fraudulentos, existem outras modalidades de ação. A força de segurança realça ainda que não deve fornecer informações pessoais se não tiver a certeza absoluta da necessidade de o fazer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório