Brasil confirma primeiro caso de febre hemorrágica em 20 anos

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou hoje um caso de febre hemorrágica, doença que não era registada no país há mais de 20 anos.

Brasil confirma primeiro caso de febre hemorrágica em 20 anos

© Lusa

Lusa
21/01/2020 14:00 ‧ 21/01/2020 por Lusa

Mundo

Saúde

A vítima era um homem, que morreu na cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo.

O Governo alertou que a doença é considerada extremamente rara e de alta letalidade.

Segundo um comunicado publicado pelo Ministério da Saúde brasileiro, entre o início dos sintomas e a morte, o paciente passou por três diferentes hospitais, sendo o último o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Não houve histórico de viagem internacional.

Durante o atendimento do paciente infetado, foram realizados exames para identificação de doenças, como febre-amarela, hepatites virais, leptospirose, dengue e zika. Contudo, os resultados foram negativos para todas essas doenças.

"Foram realizados exames complementares no Laboratório de Técnicas Especiais do Hospital Albert Einstein que identificou o arenavírus, causador da febre hemorrágica brasileira", frisou o órgão do Governo brasileiro.

O Ministério da Saúde destacou que não está confirmada a origem da contaminação da vítima e que realizou uma reunião com órgãos de saúde para verificar o atual cenário e as ações de busca e monitorização das pessoas que tiveram contacto direto com ela.

"O que se sabe é que as pessoas contraem a doença possivelmente por meio da inalação de partículas formadas a partir da urina, fezes e saliva de roedores infetados", apontou o informe.

A transmissão dos arenavírus, vetor da doença, de pessoa a pessoa pode ocorrer quando há contacto muito próximo e prolongado ou em ambientes hospitalares, quando não utilizados equipamentos de proteção, por meio de contacto com sangue, urina, fezes, saliva, vómito, sémen e outras secreções ou excreções.

O período de incubação da febre hemorrágica varia entre sete e 21 dias e se inicia com febre, mal-estar, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, dor de garganta, no estômago e atrás dos olhos, dor de cabeça, tonturas, sensibilidade à luz, constipação e sangramento de mucosas, como boca e nariz. Com a evolução da doença pode haver comprometimento neurológico.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas