Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Japão considera "indispensável" segurança para investimento em Moçambique

O Governo do Japão considerou hoje a normalização da segurança na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, "indispensável" para a realização de mais investimentos no setor de gás natural, manifestando disponibilidade para ajudar na resolução do problema.

Japão considera "indispensável" segurança para investimento em Moçambique
Notícias ao Minuto

15:20 - 16/01/20 por Lusa

Mundo Japão

"A melhoria da segurança em Cabo Delgado é indispensável para as empresas japonesas", declarou Sahiko Mihara, enviado especial do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em declarações após um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

A multinacional japonesa Mitsui integra um dos consórcios que vão produzir gás na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, uma província assolada por uma onda de violência promovida por grupos armados com conotação 'jihadista'.

Sahiko Mihara disse que o Japão está disponível para ajudar Moçambique a atacar as raízes da violência em Cabo Delgado, através da prestação de apoio ao desenvolvimento.

"Por iniciativa do primeiro-ministro [Shinzo Abe], dissemos ao Presidente Filipe Nyusi que estamos disponíveis para intensificar a ajuda ao desenvolvimento, principalmente no Norte do país, onde se vive uma situação de insegurança", afirmou o enviado especial do primeiro-ministro do Japão.

O Japão, prosseguiu, quer reforçar os laços económicos com Moçambique, através de parcerias entre empresas dos dois países.

Sahiko Mihara representou o primeiro-ministro japonês na cerimónia de tomada de possa, quarta-feira, de Filipe Nyusi, para o segundo e último mandato presidencial.

Na província de Cabo Delgado, os ataques de grupos armados eclodiram há mais de dois anos e já provocaram pelo menos 300 mortos, além de deixar cerca de 60.000 afetados ou obrigados a abandonar as suas terras e locais de residência, de acordo com a mais recente revisão do plano global de ajuda humanitária das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório