Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Filipinas: Vulcão Taal pode explodir nas próximas "horas ou dias"

Autoridades filipinas subiram o nível da alerta em relação à atividade no vulcão Taal. Coluna de fumo já se estende por 15 quilómetros.

Notícias ao Minuto

17:02 - 12/01/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Vulcão Taal

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas subiu novamente o alerta em relação ao vulcão Taal, desta vez do nível 3 para 4, numa escala de cinco, o que significa "erupção explosiva perigosa é possível numa questão de horas ou dias".

A erupção de fumo no vulcão Taal, situado numa ilha próxima de Manila, já se estendeu por cerca de 15 quilómetros, de acordo com reportado pela Reuters

Milhares de pessoas foram este domingo deslocadas de várias localidades no seguimento do aumento de atividade do vulcão. Todos os voos no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino de Manila foram suspensos às 18h27 locais (10h27 em Lisboa), mantendo-se a suspensão para segunda-feira, e há alertas para uma possível explosão e tsunami vulcânico.

Um tsunami vulcânico, sublinhe-se, pode acontecer na sequência de explosões submarinas ou com a nuvem piroclástica: uma nuvem  formadas por gases, cinzas e rochas que avança a grande velocidade e com temperaturas muito altas.

O Departamento de Saúde advertiu que a exposição à cinza pode causar problemas de saúde, pelo que recomendou que os habitantes das zonas afetadas evitem estar ao ar livre e que, caso o façam, usem máscaras e óculos. As aulas foram cancelas para amanhã, segunda-feira, e as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa.

O vulcão Taal é um dos mais ativos do país e fica situado no meio de um lago, numa ilha a cerca de 72 quilómetros a sul de Manila. Milhares de turistas visitam o local todos os anos, com excursões à sua cratera, que é parcialmente inundada.

Este caso partilha alguns contornos com a erupção do vulcão Whakaari, em White Island, na Nova Zelândia, a 9 de dezembro último. Estavam 47 pessoas de visita à ilha quando o vulcão, sempre em atividade, explodiu, resultando num balanço de 17 mortos, com duas pessoas ainda desaparecidas e várias hospitalizadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório