Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 26º

Edição

O inferno na Austrália. A escuridão e os céus vermelhos ao meio-dia

Incêndios na Austrália não dão tréguas e já causaram 11 mortos.

Os australianos continuam a braços com os incêndios florestais que devastam o país. A situação agravou-se nos últimos dias com centenas de incêndios a deflagrarem nos Estados de Vitoria e Nova Gales do Sul. 

No município de East Gippsland, na fronteira com o Estado de Nova Gales do Sul, ao qual pertence Mallacoota, cerca de quatro mil pessoas fugiram para as praias para escapar às chamas, numa das regiões mais turísticas da Austrália.

Na região de Nova Gales do Sul, os céus ficaram escuros e avermelhados transformando o dia em noite, como é possível ver nos vários registos que têm vindo a ser partilhados nas redes sociais. 

No vídeo acima, um registo de como ficaram os céus, ao meio-dia, na cidade de Batemans Bay. Mas são muitas as imagens partilhadas. 

A fotografia de uma criança, a proteger-se das chamas dentro de um barco, está a tornar-se viral. "Esta foto devia estar na primeira página de todos os jornais no primeiro dia desta nova década. Bem-vindo ao ano 2020, Australia", escreve um internauta no Twitter. 

Pelo menos duas pessoas morreram, cinco estão desaparecidas e milhares estão hoje cercadas devido pelas chamas, anunciaram as autoridades.

"Hoje é um dia terrível para [o estado] de Nova Gales do Sul. Após a trágica morte, na noite passada, de um bombeiro voluntário, a polícia confirmou duas mortes em Cobargo. Uma terceira pessoa está desaparecida", afirmou, em conferência de imprensa, a chefe de governo daquele estado, Gladys Berijiklian

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório