Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

As frases que marcam a atualidade internacional em 2019

Recorde os momentos.

As frases que marcam a atualidade internacional em 2019
Notícias ao Minuto

12:06 - 14/12/19 por Lusa

Mundo 2019

As frases que marcaram a atualidade internacional em 2019:

"Na agenda internacional das próximas décadas, os dois temas que mais a condicionarão serão, de um lado, as migrações, e do outro lado, as alterações climáticas."

António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional das Migrações

03-01-2019

"Se o acordo ['Brexit'] não for aprovado [este mês] vamos entrar num território desconhecido. Não acredito que alguém possa dizer exatamente o que ocorreria, em termos da reação que veríamos no parlamento."

Theresa May, primeira-ministra britânica

06-01-2019

"Não posso permanecer em silêncio diante de uma das pragas do nosso tempo, e que, infelizmente, também tem implicado vários membros do clero. O abuso de menores é um dos piores e mais vis possíveis crimes."

Papa Francisco

07-01-2019

"Não mudo de ideias e não o farei nunca [na recusa em acolher imigrantes bloqueados no Mediterrâneo]. Ceder significaria reabrir as portas ao tráfico de seres humanos."

Matteo Salvini, ministro do Interior italiano e líder do partido de da extrema-direita Liga Norte

08-01-2019

"[A Venezuela é] um país profundamente democrático."

Nicolás Maduro, ao ser empossado como presidente da Venezuela

10-01-2019

"A Rússia, o Irão e a Síria têm sido os maiores beneficiários da política duradoura dos Estados Unidos de destruição do Estado Islâmico na Síria - inimigos naturais. Também beneficiamos, mas é tempo de fazer regressar as tropas a casa."

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

14-01-2019

"Lamento muito que a Câmara dos Comuns britânica tenha rejeitado o acordo. Nós queremos que os danos, e haverá em todos os casos, sejam os menores possíveis."

Angela Merkel, chanceler alemã

16-01-2019

"O 'Brexit' é uma desgraça."

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

16-01-2019

"Perante Deus todo-poderoso e a Constituição, juro assumir as competências do executivo nacional, como Presidente Encarregado da Venezuela, para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e eleições livres."

Juan Guaidó, presidente do parlamento, autoproclamando-se presidente interino da Venezuela

23-01-2019

"Hoje, reconheço oficialmente o presidente da Assembleia nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela."

Donald Trump

23-01-2019

"Compete aos órgãos de justiça atuar de acordo com a lei e os códigos da Venezuela, já que cabe à justiça preservar o Estado, a ordem democrática e a lei venezuelana."

Nicolás Maduro, ao reagir à proclamação de Juan Guaidó

23-01-2019

"Contrariamente a Maduro, Guaidó tem legitimidade democrática."

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu

Twitter, 23-01-2019

"Apelamos para eleições livres, para que Maduro compreenda que o seu tempo acabou, porque não pode ignorar a vontade do povo e a Assembleia Nacional tem de ser respeitada."

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros

Lusa, 23-01-2019

"O PCP condena com veemência a nova operação golpista orquestrada e comandada pelos EUA contra a Venezuela e o povo venezuelano."

Comunicado do PCP

24-01-2019

"Até Lisboa, em 2022."

Papa Francisco, no encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude, no Panamá

Twitter, 27-01-2019

"Observei que muitas vezes perderam as suas vidas por causa da estupidez humana, contudo nenhuma foi vítima das forças policiais."

Emmanuel Mácron, presidente da França, sobre a morte de 11 pessoas desde o início do movimento contestatário "coletes amarelos"

28-01-2019

"A ONU está hoje na primeira linha do combate contra o antissemitismo, como contra todas as outras formas de expressão do ódio."

António Guterres, secretário-geral da ONU

28-01-2019

"Vamos dar uma resposta simétrica. Os nossos parceiros norte-americanos anunciaram que suspendem a sua participação no tratado [de desarmamento nuclear]. Pois nós também o fazemos."

Vladimir Putin, presidente da Rússia

02-02-2019

"Em nome da Venezuela, de todos os que querem viver melhor, o agradecimento profundo ao reconhecimento em bloco da União Europeia."

Juan Guaidó

04-02-2019

"Havia padres e também bispos que faziam isso [abusar sexualmente de freiras]."

Papa Francisco

05-02-2019

"Tenho-me questionado como será o lugar especial no inferno reservado àqueles que promoveram o 'Brexit' sem terem sequer um esboço de um plano para realizá-lo em segurança."

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu

06-02-2019

"A China não é um regime totalitário 'tout court'."

António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República

Lusa, 07-02-2019

"A Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong-un, tornar-se-á numa grande potência económica."

Donald Trump

Twitter, 09-02-2019

"Não há nada mais urgente para a Igreja do que debater os abusos e os crimes cometidos contra crianças."

Sean O'Malley, arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, criada pelo papa

22-02-2019

"Isso [abusos sexuais a crianças] lembra-me a prática religiosa cruel, que prevalecia no passado em algumas culturas, de oferecer seres humanos -- especialmente crianças -- como sacrifícios em ritos pagãos."

Papa Francisco

24-02-2019

"[Donald] Trump é um racista, é um vigarista, é um embuste."

Michael Cohen, antigo advogado pessoal de Trump, num depoimento perante o Congresso

27-02-2019

"Por vezes, veem-se histórias mediáticas vindas de Moscovo, de que a NATO quer invadir a Rússia. Não é de todo o caso. A NATO é uma aliança defensiva."

Rose Gottemoeller, secretária-geral adjunta da NATO

Lusa, 02-03-2019

"Após 52 anos, chegou a altura de os Estados Unidos reconhecerem totalmente a soberania israelita sobre os Montes Golã, que são de importância crítica para o Estado de Israel e para a estabilidade regional."

Donald Trump

Twitter, 21-03-2019

"A intenção dos Estados Unidos de reconhecer a soberania de Israel sobre os Montes Golã é uma violação grosseira do direito internacional, dificultando a resolução da crise síria e agravando a situação em todo o Médio Oriente."

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo

25-03-2019

"Num certo momento da História, no tempo do colonialismo, algumas potências coloniais fizeram coisas semelhantes e atribuíram partes de um país a um outro (...), mas isto não tem precedentes no nosso século."

Hassan Rohani, presidente do Irão, sobre o reconhecimento norte-americano da soberania de Israel nos Montes Golã

26-03-2019

"A União Europeia não reconhece a soberania de Israel sobre os Montes Golã ocupados."

Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia

27-03-2019

"Lamento profundamente que esta moção tenha sido rejeitada. As implicações desta votação são graves."

Theresa May, depois de o Parlamento ter chumbado pela terceira vez o acordo com Bruxelas sobre o 'Brexit'

29-03-2019

"A próxima guerra não será como a I ou II Guerra Mundial, disputada com armas, mas talvez porque alguém, por exemplo, carregou numa tecla e cortou a energia elétrica a um hospital ou provocou a explosão de um reator nuclear, e quando isso acontecer finalmente teremos todos a noção do quão sério é um ciberataque. Será uma guerra entre grandes 'hackers'."

Moran Cerf, neurocientista que trabalhou na prevenção de ciberataques para o governo israelita

Lusa, 06-04-2019

"A rica Europa e América vendem armas (...) para matar crianças e matar pessoas. [Sem essas armas] não haveria guerra [em países como Afeganistão, Iémen e a Síria]."

Papa Francisco

06-04-2019

"Notre-Dame é a nossa História, a nossa literatura... É o epicentro das nossas vidas, o padrão de onde partem as nossas distâncias."

Emmanuel Macron, sobre o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame

16-04-2019

"O seu silêncio sobre direitos humanos é preocupante."

Kenneth Roth, diretor da Human Rights Watch, sobre o secretário-geral da ONU

The Washington Post, 25-04-2019

"Não quero entregar-me para ser extraditado [para os EUA] por ter feito jornalismo que obteve vários prémios e protegeu muitas pessoas."

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

02-05-2019

"O então primeiro-ministro [Cameron] pediu-me para não interferir na campanha do referendo [do 'Brexit']. Foi um erro não intervir e não interferir, porque nós teríamos sido os únicos a destruir as mentiras que foram postas a circular. Errei ao ficar em silêncio num momento importante."

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

07-05-2019

"Pensar que uma etnia ou cultura são superiores e insistir em transformar ou mesmo subjugar outras civilizações é estúpido (...) e desastroso na prática."

Xi Jinping, presidente da China

15-05-2019

"Tentei três vezes. (...) Mas é claro agora para mim que é melhor para o país que um novo primeiro-ministro lidere esse processo."

Theresa May, anunciando a sua demissão

24-05-2019

"A primeira-ministra tem razão em se demitir. Ela admitiu agora o que o país já sabe há meses: ela não consegue governar, nem o seu partido dividido e em desintegração."

Jeremy Corbyn, líder do partido Trabalhista

24-05-2019

"O presidente Donald Trump é um dos mais notórios exemplos da crescente ameaça global. A extrema-direita está a subir em todo o mundo, ameaçando os nossos direitos e liberdades tão duramente conquistados e os valores que definiram as nossas sociedades liberais, democráticas durante mais de 70 anos."

Sadiq Khan, 'mayor' de Londres

The Observer, 02-06-2019

"Sadiq Khan, que tem feito um péssimo trabalho enquanto 'mayor' de Londres, foi estupidamente desagradável perante a visita do presidente dos Estados Unidos, que é, de longe, o mais importante aliado do Reino Unido. Ele é um falhado que devia preocupar-se com o crime em Londres, não comigo. Lembra-me o nosso muito burro e incompetente 'mayor' da cidade de Nova Iorque, [Bill] de Blasio, que também fez um péssimo trabalho."

Donald Trump

Twitter, 03-06-2019

"Depois de 30 anos [do massacre de Tiananmen], ainda não há justiça para as vítimas, que continuam a ser apelidadas de bandidos, e os seus familiares continuam a enfrentar esta miséria sem fim. É isto que não conseguimos esquecer."

Au Kam San, deputado pró-democracia na Assembleia Legislativa de Macau

06-06-2019

"É um grande dia para o mundo."

Donald Trump, ao tornar-se no primeiro presidente dos Estados Unidos a entrar na Coreia do Norte

30-06-2019

"Sempre quis trabalhar para a Comissão Europeia, é a minha paixão."

Ursula von der Leyen, nova presidente da Comissão Europeia

16-07-2019

"Finalmente, uma mulher está à frente da Comissão Europeia."

Jean-Claude Juncker

Twitter, 16-07-2019

"Com ela, haverá pela primeira vez uma presidente da Comissão Europeia e, após mais de 50 anos, um alemão à frente do executivo europeu. Estou muito feliz."

Angela Merkel

16-07-2019

"O Irão tem sido e será o principal guardião da segurança e da liberdade de navegação no golfo Pérsico, no estreito de Ormuz e no mar de Omã."

Hasan Rohani

23-07-2019

"Muitos parabéns a Boris Johnson pela eleição para líder dos Conservadores. Agora, precisamos trabalhar juntos para entregar um 'Brexit' que funcione para todo o Reino Unido e manter Jeremy Corbyn fora do governo."

Theresa May

Twitter, 23-07-2019

"Vamos restaurar a confiança na nossa democracia e vamos cumprir as promessas repetidas do Parlamento às pessoas e sair da União Europeia em 31 de outubro, sem mas nem meio mas."

Boris Johnson, novo primeiro-ministro britânico

24-07-2019

"Se ele [primeiro-ministro] tiver a confiança para devolver essa decisão ao povo, nós, nessas circunstâncias, faremos campanha para permanecer [na União Europeia]."

Jeremy Corbyn

25-07-2019

"O mundo vai perder um incalculável travão à guerra nuclear [com o fim do Tratado de Armas Nucleares de Médio Alcance entre Washington e Moscovo]."

António Guterres

02-08-2019

"Agora que nos retirámos [do tratado de desarmamento nuclear], o Departamento de Defesa vai continuar plenamente com o desenvolvimento de mísseis antiaéreos convencionais, numa resposta prudente às ações da Rússia."

Mark Esper, secretário da Defesa norte-americano

02-08-2019

"Devemos firmemente rejeitar os discursos feitos seja por quem for que alimentam um clima de medo e de ódios ou que normalizam sentimentos racistas."

Barack Obama, ex-presidente norte-americano

05-08-2019

"Deve ficar muito claro para o pequeno grupo de criminosos violentos e sem escrúpulos e às forças repugnantes por detrás deles: aqueles que brincam com fogo morrerão pelo fogo."

Yang Gang, porta-voz do Gabinete de Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado chinês, sobre as manifestações pró-democracia e confrontos com a polícia em Hong Kong

06-08-2019

"Meus amigos, estou convencido de que poderemos libertar o Jammu e Caxemira do terrorismo e do separatismo com esta forma de organização."

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, justificando o fim do estatuto de autonomia da Caxemira, em vigor há 70 anos

08-08-2019

"O nacionalismo é uma atitude de isolamento. Isso preocupa-me porque ouvem-se discursos que lembram os de Hitler em 1934: 'Nós primeiro... nós... nós."

Papa Francisco

Jornal La Stampa, 09-08-2019

"A violência (...) vai empurrar Hong Kong para um abismo e mergulhar a sociedade de Hong Kong numa situação preocupante e perigosa."

Carrie Lam, chefe do Executivo de Hong Kong

13-06-2019

"É muito, muito contraproducente para o Governo chinês dar a impressão de que terá de considerar outros métodos caso esta situação não se resolva rapidamente. (...) Seria uma catástrofe para a China e, é claro, também para Hong Kong."

Chris Patten, último governador britânico de Hong Kong

13-08-2019

"Se a Índia cometer alguma violação, vamos lutar até o fim. Está a chegar o momento de vos ensinar uma lição."

Imran Khan, primeiro-ministro paquistanês, após Nova Deli ter retirado o estatuto especial para a Caxemira indiana

14-08-2019

"Ao olhar para o longo período de paz do pós-guerra, e ao refletir sobre o nosso passado, com sentimentos de profundo pesar, espero sinceramente que os estragos da guerra nunca mais se repitam."

Imperador Naruhito do Japão, no 74.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial

15-08-2019

"Donald Trump faz à Venezuela o que [Adolf] Hitler fez o povo judeu: persegui-lo (...) bloqueá-lo ."

Nicolás Maduro

17-08-2019

"Os Estados Unidos tomaram, de maneira flagrante, o caminho da escalada das tensões militares, mas nós não vamos ceder à provocação."

Serguei Riabkov, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, sobre o primeiro teste de um míssil norte-americano de médio alcance após o fim da Guerra Fria

20-08-2019

"[O teste] terá consequências graves para a segurança regional e internacional e prova que o verdadeiro objetivo da retirada americana [do tratado] era (...) avançar sem restrições para o desenvolvimento de mísseis."

Geng Shuang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês

20-08-2019

"Caro Matteo, suscitaste esta crise, não hesitaste em pedir plenos poderes aos italianos e evocaste as ruas. Devo dizer que me preocupa esta tua conceção. As nossas regras republicanas não permitem que se evoquem as ruas, estas questões resolvem-se no Parlamento."

Giuseppe Conte, primeiro-ministro italiano ao demitir-se antes do debate em que devia ser votada uma moção de censura apresentada pela Liga de Matteo Salvini

20-08-2019

"A Dinamarca é um país muito especial, com pessoas incríveis, mas, com os comentários do primeiro-ministro Mette Frederiksen de que não teria interesse em discutir a compra da Gronelândia, vou adiar a nossa reunião programada para daqui a duas semanas para outro momento."

Donald Trump

21-08-2019

"É absolutamente evidente que o objetivo da suspensão é impedir o Parlamento de debater o 'Brexit' e de cumprir o seu dever de definir uma trajetória para o país."

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, sobre o pedido de Boris Johnson à Rainha para suspender o Parlamento por cinco semanas

28-08-2019

"Dissemos isso repetidamente e repetimos: não temos intenção de ter conversações bilaterais com os Estados Unidos [sobre acordo nuclear]. Nunca o fizemos e nunca faremos."

Hassan Rohani

03-09-2019

"Prefiro morrer numa valeta a adiar o 'Brexit'."

Boris Johnson

05-09-2019

"A pasta [Coesão e Reformas] permitirá à comissária Elisa Ferreira - e também a Portugal - trabalhar em áreas estratégicas para o país."

António Costa

10-09-2019

"Nós estamos ainda num processo difícil e não me canso de repetir que nunca quisemos o 'Brexit', mas respeitamos a decisão tomada pelos nossos amigos britânicos, pelo Reino Unido."

Ursula von der Leyen

10-09-2019

"Se tivermos de fazer alguma coisa [contra o Irão], faremos sem hesitação."

Donald Trump

18-09-2019

"É um momento trágico para toda a Europa."

Jean-Claude Juncker, sobre o 'Brexit'

El Pais, 22-09-2019

"O terrorismo destruiu o nosso país."

Barham Saleh, presidente do Iraque

25-09-2019

"As Forças Armadas turcas e o Exército Livre da Síria [rebeldes sírios apoiados por Ancara] iniciaram a operação 'Fonte de paz' no norte da Síria."

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia

Twitter, 09-10-2019

"Esta manhã, a Turquia, membro da NATO invadiu a Síria. Os Estados Unidos não apoiam este ataque e deixaram claro à Turquia que esta operação foi uma má ideia."

Donald Trump

09-10-2019

"Há diferentes pontos de vista [sobre a ofensiva turca] dentro da Aliança. Temos um inimigo comum, o Estado Islâmico. Os combatentes detidos não podem escapar. A comunidade internacional deve encontrar uma solução para organizar os combatentes estrangeiros na Síria."

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO

11-10-2019

"Quem tentar atividades separatistas em qualquer parte da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados, e qualquer força externa que apoie essas tentativas será considerada pelo povo chinês como irrealista."

Xi Jinping

14-10-2019

"Os acontecimentos do dia 01 de outubro [de 2017, dia em do referendo sobre a independência da Catalunha] não foram apenas uma manifestação ou um protesto. Foi um levantamento tumultuoso provocado pelos acusados."

Excerto da ordem europeia de detenção do ex-presidente do governo regional da Catalunha Carles Puigdemont, que se encontra na Bélgica

14-10-2019

"[A Catalunha] vive um momento sério. (...) Condená-la é um insulto à democracia e um desprezo pela sociedade catalã."

Quim Torra, sobre as sentenças aplicadas aos independentistas catalães

14-10-2019

"O chefe do governo regional catalão, Quim Torra, e os membros de seu governo têm o dever político e moral de condenar claramente e sem desculpas o uso da violência na Catalunha."

Pedro Sánchez, sobre os incidentes na Catalunha na sequência da condenação a penas de prisão dos principais dirigentes independentistas

17-10-2019

"Não vou negociar um adiamento [do 'Brexit'], nem a lei me obriga a fazê-lo. Mais um adiamento seria mau para este país ou para União Europeia e mau para a democracia."

Boris Johnson

19-10-2019

"O pedido de adiamento [do 'Brexit'] acaba de chegar. Agora vou começar a consultar os dirigentes da UE sobre a forma de reagir."

Donald Tusk

Twitter, 19-10-2019

"O que se passa hoje em Hong Kong não tem nada a ver com manifestações pacíficas. É violência pura e simples. São atos inaceitáveis em qualquer país."

Wang Yi, ministro dos Negócios Estrangeiros chinês

AFP, 21-10-2019

"O 'Brexit' é a maior estupidez perpetrada pelo Reino Unido."

John Le Carré, escritor

El País, 21-10-2019

"Pelo quarto dia consecutivo, telefonei ao presidente [do governo espanhol, Pedro] Sánchez e ele, mais uma vez, não me devolveu a chamada. Penso que após este quarto dia a irresponsabilidade aumentou e internacionalmente (...) ninguém pode entender que, neste momento, ele não responda ao presidente da Catalunha."

Quim Torra

22-10-2019

"Se [Quim Torra] quer falar, que o faça primeiro com os catalães, sobretudo com aqueles que não pensam como ele. (...) Primeiro a lei e depois o diálogo, primeiro o Estatuto da Catalunha e depois o diálogo."

Pedro Sánchez

22-10-2019

"Nós construímos um muro na fronteira do Novo México e vamos construir um muro no [Estado do] Colorado."

Donald Trump

24-10-2019

"Ele [Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo extremista Estado Islâmico], morreu como um cão. Morreu como um cobarde. O mundo está muito mais seguro. Deus abençoe os EUA."

Donald Trump, numa comunicação ao país na Casa Branca

27-10-2019

"Aliviado por finalmente ninguém ter morrido numa valeta."

Guy Verhofstadt, coordenador do Parlamento Europeu para o 'Brexit', ironizando sobre as declarações do primeiro-ministro britânico

Twitter, 28-10-2019

"Aos meus queridos amigos britânicos: a União Europeia a 27 adotou formalmente a extensão. Poderá ser a última, por favor façam o melhor uso deste tempo."

Donald Tusk

Twitter, 29-10-2019

"Hoje, deveria ter sido o dia em que o 'Brexit' seria concretizado e sairíamos finalmente da UE. Mas, apesar do grande acordo que eu alcancei com a UE, Jeremy Corbyn recusou-se a permitir que acontecesse."

Boris Jonhson

31-10-2019

"Gostaria de ver a mesma cooperação internacional para o tráfico de pessoas como a que vejo contra o tráfico de drogas, porque o tráfico de pessoas humanas é um crime mais abjeto que o de drogas."

António Guterres

03-11-2019

"O Governo central confia em si e ratifica integralmente o seu trabalho e o da sua equipa. [O Governo do território] cumpriu as suas obrigações e esforçou-se para estabilizar a situação e melhorar a atmosfera social."

Xi Jinping, durante um encontro com Carrie Lam, chefe do Executivo de Hong Kong

05-11-2019

"Já não sou 'speaker', não tenho de continuar a ser imparcial, e se me perguntarem o que penso honestamente sobre o 'Brexit', se é bom para a nossa reputação internacional, a resposta honesta é não. Considero o 'Brexit' o maior erro de política externa desde a II Guerra Mundial."

John Bercow

06-11-2019

"O que estamos a assistir é a morte cerebral da NATO."

Emmanuel Macron

The Economist, 07-11-2019

"Por paradoxal que pareça, o choque do 'Brexit' reforçou a nossa união. Porque nos mostrou não só o que significa deixar a UE, mas também que cada país ganha em fazer parte da UE. Com todas as diferenças que temos, os 27 estão unidos nas negociações do 'Brexit'. Sem cinismo, sem maldade, numa posição comum consolidada."

Ursula von der Leyen

08-11-2019

"Estou a renunciar para que os meus irmãos não sejam ameaçados. Lamento muito este golpe civil."

Evo Morales, presidente da Bolívia, anunciando a sua demissão

10-11-2019

"Hoje, celebramos o nosso crescimento e podemos olhar o futuro com mais otimismo, mas devemos fazê-lo sem euforia."

Santiago Abascal, presidente do Vox (extrema-direita), que passou de quinta para terceira força política em Espanha

10-11-2019

"Fico satisfeito por anunciar, junto a [Pedro] Sánchez, um pré-acordo para formarmos um Governo de coligação progressista, que combine a experiência do PSOE com a valentia do Podemos."

Pablo Iglésias, líder do Podemos

12-11-2019

"Infelizmente, e apesar de todas as precauções que tomámos, (...) houve uso excessivo da força, cometeram-se abusos e os direitos de todos não foram respeitados."

Sebastián Piñera, presidente do Chile, condenando os abusos das autoridades nas manifestações

17-11-2019

"A Europa considera países de entrada, como a Grécia, como parques de estacionamento convenientes para refugiados e migrantes. É isto a solidariedade europeia? Não! Não aceito mais esta situação."

Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego

Handelsblatt, jornal alemão, 19-11-2019

"Graças a Deus, já ninguém nos acusa de interferência nas eleições dos Estados Unidos, agora acusam a Ucrânia."

Vladimir Putin

20-11-2019

"Se há uma área em que o mundo precisa da nossa liderança é na proteção do nosso clima. Esta é uma questão existencial para a Europa e para o mundo. (...) Como pode não ser existencial quando vemos Veneza submersa, as florestas de Portugal em chamas ou as colheitas na Lituânia reduzidas a metade devido à seca?"

Ursula von der Leyen

27-11-2019

"Trata-se de uma grave interferência nos assuntos de Hong Kong, que são assuntos internos da China, e uma grave violação do direito internacional e das normas básicas que regem as relações internacionais."

Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês sobre a decisão do presidente norte-americano de ratificar um projeto de lei sobre direitos humanos em Hong Kong

28-11-2019

"A partir da Turquia dirijo-me ao presidente francês, Emmanuel Macron, e voltarei a dizê-lo na NATO: examina em primeiro lugar a tua própria morte cerebral."

Recep Tayyip Erdogan

29-11-2019

"As condenações por crimes terroristas devem ser alvo de uma sentença mínima obrigatória de 14 anos e alguns [dos condenados] não devem sair nunca mais."

Boris Johnson, referindo-se ao facto de o responsável por um ataque na Ponte de Londres ter sido condenado, em 2012, por terrorismo e libertado automaticamente seis anos depois

01-12-2019

"O que eles fazem é uma coisa muito má para o nosso país, é uma anedota."

Donald Trump, ao comentar o relatório da comissão de informações da Câmara dos Representantes sobre o seu processo de destituição

"As ações do presidente violaram seriamente a Constituição. Hoje, peço ao presidente [do Comité Judiciário] que avance com os artigos para o 'impeachment'. Os factos são incontestáveis. O presidente Trump abusou do poder para o seu próprio benefício político à custa da nossa segurança nacional, ao condicionar o apoio militar [à Ucrânia] e uma reunião na Sala Oval à troca de uma investigação ao seu rival político [Joe Biden]."

Nancy Pelosi, líder da Câmara dos Representantes dos EUA

05-12-2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório