Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Senado dos EUA aprovou resolução para reconhecimento do genocídio arménio

O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje uma resolução reconhecendo o genocídio arménio, seguindo uma proposta da Câmara dos Representantes que irritou o Governo de Ancara.

Senado dos EUA aprovou resolução para reconhecimento do genocídio arménio
Notícias ao Minuto

19:21 - 12/12/19 por Lusa

Mundo EUA

O genocídio arménio é reconhecido já por 30 países e pela comunidade de historiadores que afirmam que cerca de 1,5 milhões de arménios foram mortos durante a primeira guerra mundial (1914-1919) por tropas do Império Otomano, nessa altura aliadas da Alemanha e do império austro-húngaro.

Hoje, o Senado norte-americano aprovou uma resolução que coloca os Estados Unidos nesse grupo de países e que apela para que sejam rejeitadas "tentativas de associar o Governo dos EUA à negação do genocídio arménio".

O Governo turco já tinha demonstrado o seu desconforto pela resolução, quando esta foi apresentada na Câmara de Representantes, em sintonia com a sua posição de rejeição do termo "genocídio" para o conflito.

Durante décadas, a Turquia desenvolveu ações de lóbi junto do Congresso dos EUA para tentar travar qualquer medida legislativa semelhante à que hoje foi aprovada.

O texto da resolução não é vinculativo e já tinha sido antes bloqueado no Senado pelos aliados republicanos do Presidente Donald Trump.

Contudo, hoje, nenhum senador se opôs à adoção do documento, apresentada pelo democrata Robert Menendez.

"Fico satisfeito por esta resolução ter sido adotada num momento em que ainda há sobreviventes do genocídio", afirmou Menendez, antes de interromper a sua declaração por alguns segundos, por estar comovido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório