Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Costa Rica quer 30% de áreas protegidas para defender o clima

Classificar 30% da superfície marinha e terrestre como áreas protegidas até 2030 é uma solução para "limitar o aquecimento climático", defendeu durante a COP 25, em Espanha, o ministro do Ambiente da Costa Rica.

Costa Rica quer 30% de áreas protegidas para defender o clima
Notícias ao Minuto

18:34 - 12/12/19 por Lusa

Mundo CPO25

A Costa Rica, que acolheu em outubro a pré-COP25, lançou uma coligação - com a França, a Finlândia, o Gabão, Granada e o Reino Unido - designada "30X30" e cerca de 20 países, mas também organizações não governamentais e científicas, juntaram-se depois.

A plataforma será oficialmente apresentada durante o congresso mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em junho, em Marselha (sul de França).

"As soluções baseadas na natureza são fundamentais para alcançar os +1,5 graus", que corresponde ao objetivo mais ambicioso de limitação do aquecimento global fixado pelo Acordo de Paris.

Mas, para o ministro do Ambiente da Costa Rica, Carlos Manuel Rodriguez, não está a ser prestada "atenção ao nível de investimento necessário" para alcançar os 30% de áreas protegidas.

"Representam 30% da solução climática e recebem apenas 3% dos fundos internacionais", para lutar contra o aquecimento global, disse o ministro, citado pela agência AFP.

Para beneficiar de ajuda da natureza contra os efeitos dramáticos da mudança do clima, há que "conservar os ecossistemas naturais como as florestas, os recifes, as zonas húmidas, os mangais, na Rússia ou na Costa Rica", mas também recuperar as zonas degradadas, defendeu o ministro.

A coligação lançada pela Costa Rica abrange "uma vintena de países de norte a sul: de nações insulares, a países africanos, passando pela América Latina, Europa e Ásia", indicou Carlos Manuel Rodriguez.

"O objetivo principal será proteger 30% das áreas naturais em 2030 e isso terá de ser acompanhado por um compromisso financeiro", insistiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório