Um grupo de arqueólogos partiu acidentalmente três ovos romanos com 1.700 anos, depois de estes terem sido encontrados em Aylesbury, Buckinghamshire, no Reino Unido.
Os investigadores descobriram o cesto com quatro ovos de galinha num poço e três dos ovos acabaram por se partir libertando um "cheiro potente". No entanto, a equipa conseguiu preservar o quarto, fazendo com que se tornasse o único ovo de galinha romano completo encontrado na Grã-Bretanha.
Os especialistas da Arqueologia de Oxford creem que o poço podia ser usado na altura como uma fonte de desejos romana. Além dos ovos, estavam ainda dezenas de moedas, sapatos, ferramentas de madeira e um cesto raro.
Stuart Foreman, o gestor do projeto disse que "há uma boa razão para ser a primeira a única descoberta feita em solo britânico", conta o Independent. "Num poço que esteve alagado durante milhares de anos é possível encontrar coisas que nunca teriam sobrevivido em ambiente seco. Mas é incrível que tenhamos conseguido recuperar um único. São tão frágeis", contou, a explicar a descoberta dos ovos.
"Os transeuntes deviam parar para deitar oferendas para pedir desejos aos deuses", revelou Edward Biddulph, que passou três anos a analisar os achados. "Os romanos associavam os ovos ao renascimento e à fertilidade, por razões óbvias. Já encontrámos ainda ossos de galinha e cascas de ovo partidas nas campas romanas na Grã-Bretanha, mas nunca um ovo completo", acrescentou.
As escavações decorreram entre 2007 e 2016 e a análise das descobertas têm decorrido desde então.
O outro único ovo romano recuperado intacto foi encontrado em 2010 debaixo da mão de uma criança enterrada em Roma.
Veja na galeria acima as imagens da descoberta.