Estados Unidos pedem ao Equador extradição de líder criminoso 'Fito'

'Fito' voltou no final de junho para a prisão de segurança máxima La Roca, depois de ser capturado, quase ano e meio após ter fugido da prisão.

Fito

© MARCOS PIN/AFP via Getty Images

Lusa
09/07/2025 08:10 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Estados Unidos

O Tribunal Nacional de Justiça do Equador anunciou que os Estados Unidos solicitaram a extradição do narcotraficante José Adolfo Macías Villamar, mais conhecido como 'Fito', líder de Los Choneros, o maior grupo criminoso equatoriano.

 

"Os Estados Unidos apresentaram ao presidente do Tribunal Nacional de Justiça, José Suing Nagua, o pedido formal de extradição de José Adolfo M. V., procurado pela justiça dos Estados Unidos", anunciou o tribunal.

Numa mensagem publicada na rede social X, na terça-feira, o tribunal acrescentou que o processo será tratado "de acordo com o ordenamento jurídico equatoriano".

A agência não especificou uma data para a extradição, mas o ministro do Interior equatoriano, John Reimberg, disse estar confiante de que 'Fito' chegará aos Estados Unidos ainda este ano.

Na terça-feira, o ministro destacou, também na rede social X, que o pedido de extradição acontece "graças a um quadro legal que o permite e ao bom relacionamento entre este governo e os Estados Unidos".

"O que oferecemos, cumprimos. O crime organizado já não tem aliados nem esconderijos. Vamos terminar o que começámos e até dizer: boa viagem, 'Fito'", acrescentou Reimberg.

Também na terça-feira, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, elogiou o Equador pela captura de 'Fito', em conversa com a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Mobilidade Humana equatoriana, Gabriela Sommerfeld.

A declaração foi feita pela porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, num comunicado divulgado pela Embaixada dos EUA no Equador.

O Secretário de Estado destacou ainda a parceria entre os países "para promover a segurança em todo o nosso hemisfério".

Rubio e Sommerfeld também discutiram "esforços partilhados para conter a imigração ilegal em massa e combater o crime transnacional" na região.

'Fito' voltou no final de junho para a prisão de segurança máxima La Roca, depois de ser capturado, quase ano e meio após ter fugido da prisão.

O líder dos Los Choneros foi condenado em 2011 a 34 anos de prisão por vários crimes, incluindo tráfico de droga, homicídio e crime organizado.

Em abril, o governo norte-americano acusou formalmente 'Fito', incluindo por conspiração para distribuir cocaína internacionalmente, uso de armas de fogo e contrabando de armas de fogo dos EUA.

De acordo com a acusação, o grupo Los Choneros e o cartel mexicano de Sinaloa controlavam as principais rotas de tráfico de cocaína, através do Equador, e operavam uma rede em grande escala "responsável pelo envio e distribuição de toneladas de cocaína da América do Sul, através da América Central e do México, para os Estados Unidos e outros locais".

O grupo Los Choneros foi também sancionado pelo Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros, do Departamento do Tesouro dos EUA, que bloqueou contas e propriedades ligadas ao grupo ou ao próprio 'Fito'.

Leia Também: Maior criminoso do Equador tramado por filha de 3 anos. Fotos da detenção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas