Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Cataratas de Vitória quase sem água devido à pior seca do século

A seca que afeta a região da Zâmbia e do Zimbabué reduziu as Cataratas da Vitória quase a um fio de água.

Notícias ao Minuto

16:25 - 07/12/19 por Melissa Lopes

Mundo Cataratas

É já considerada a pior seca do século aquela que afecta a região entre o Zimbabué e a Zâmbia. As consequências são visíveis nas Cataratas de Vitória, uma das atrações turísticas no sul do continente africano. 

Segundo uma reportagem da Reuters, a seca reduziu as Cataratas a um fio de água e teme-se agora que as alterações climáticas venham a acabar com o turismo na região. 

Embora os caudais costumem diminuir nesta altura do ano, considerada a estação seca, as autoridades disseram que este ano isso causou um declínio inédito nos níveis da água.

"Em anos anteriores, quando [o rio] fica seco, não é a este ponto. Esta é a primeira vez em que as vemos assim", disse Dominic Nyambe, vendedor de artesanato de cerca de 30 anos na sua loja de Livingstone, citado pela Reuters. 

"Isso afecta-nos, porque os clientes podem ver na internet (que as cataratas estão baixas) e não teremos tantos turistas", acrescentou. 

De acordo com dados oficiais, o caudal do rio Zambezi está no nível mais baixo desde 1995. Para o presidente do país, Edgar Lungu, a situação deve ser vista como um aviso daquilo que as alterações climáticas estão a causar no meio ambiente.

De sublinhar que decorre em Madrid a Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP25) sendo o objetivo debater o aquecimento  catastrófico causado pelas emissões de gases de efeito de estufa provocados pelo homem.

Enquanto isso, o continente africano sofre já os efeitos das alterações climáticas: a falta de água, com avultados prejuízos na agricultura - cerca de 45 milhões de pessoas precisam já de apoio alimentar. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório