Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

De Madrid para o mundo. Meio milhão de pessoas na Marcha pelo Clima

Marcha pelo Cima em Madrid, à margem da COP25, contou com a presença e discurso de Greta Thunberg. Políticos portugueses também estiveram na capital espanhola.

Notícias ao Minuto

12:00 - 07/12/19 por Melissa Lopes

Mundo Madrid

Meio milhão de pessoas participou na Marcha pelo Clima esta sexta-feira em Madrid, segundo um dos organizadores, o movimento Fridays For Future. De acordo com a polícia, o protesto não teve mais de 15 mil pessoas. 

A marcha começou às 18h00 locais (17h00 em Lisboa) perto da Gare de Atocha, percorrendo as principais avenidas do centro da capital espanhola, e termina na zona dos Novos Ministérios, onde eram esperados os discursos de encerramento, incluindo o da jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

A jovem sueca participou na manifestação mas teve de a abandonar, por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar. A ativista despediu-se dos manifestantes em inglês antes de entrar numa viatura elétrica

No discurso de encerramento, Greta começou por se dirigir aos milhares de manifestantes em espanhol, mas a mensagem final foi em inglês: "Os líderes políticos estão a trair-nos, não vamos deixar que continuem", disse. 

"Dizemos basta, já! A mudança vem, quer gostem ou não", afirmou a ativista, enfatizando que "a esperança não reside nas paredes da COP25 [cimeira do clima da ONU de Madrid], mas na rua", acrescentou. 

"Nós é que vamos fazer a mudança", vincou ainda, dirigindo-se a uma multidão, assinalando que é necessário "sair dos espaços das conferências" e "parar esta crise".

A manifestação assinalou o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que faz parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina na capital espanhola em 13 de dezembro.

Fridays For Future é um movimento impulsionado por Greta Thunberg, que iniciou em 2018 uma greve às aulas todas as sextas-feiras em protesto contra a falta de medidas para travar o aquecimento do planeta.

Em Madrid marcaram também presença na Marcha o deputado André Silva e o eurodeputado Francisco Ferreira, do PAN, Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, e José Luís Ferreira dos Verdes. 

Na galeria acima, as imagens da Marcha. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório