Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Stoltenberg: Proposta alemã para a NATO é "valiosa"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, classificou hoje como "valiosa" a proposta alemã de criação de um comité de peritos para recuperar a unidade entre os aliados, após críticas francesas à organização.

Stoltenberg: Proposta alemã para a NATO é "valiosa"
Notícias ao Minuto

14:31 - 20/11/19 por Lusa

Mundo NATO

"A mensagem muito clara e forte da Alemanha e do ministro Maas e o apoio manifestado à NATO são muito bem-vindos", declarou Stoltenberg, à entrada para a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos aliados, em que Portugal está representado por Augusto Santos Silva.

Em declarações aos jornalistas, Stoltenberg disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) "é uma plataforma para reunir a Europa e a América do Norte e é vital" para a segurança dos Estados-membros, sublinhando ser "extremamente importante" que os aliados debatam as suas preocupações.

O chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, irá propor hoje aos seus homólogos na NATO a criação de um comité de peritos para revitalizar o "debate político" e "desenvolver uma visão comum", de forma a "recuperar a confiança" entre os aliados.

A intenção de foi divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão antes do governante viajar para Bruxelas, onde participa na reunião dos chefes da diplomacia dos 29 Estados-membros da Aliança Atlântica.

A proposta está a ser encarada como uma clarificação da posição de Berlim perante as recentes declarações do Presidente francês, Emmanuel Macron, que considerou, numa entrevista à revista britânica The Economist, que "a NATO está em morte cerebral" e é necessário desenvolver uma defesa europeia autónoma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório