Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Detetive recupera anel de Oscar Wilde 20 anos após ter sido roubado

O anel de ouro terá sido oferecido pelo escritor irlandês a um colega em 1876.

Detetive recupera anel de Oscar Wilde 20 anos após ter sido roubado
Notícias ao Minuto

16:20 - 17/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Oscar Wilde

Um anel em ouro de 18 quilates oferecido pelo famoso escritor irlandês Oscar Wilde a um amigo e colega como prenda de final de curso foi recuperado quase 20 anos depois de ter sido roubado.

O anel avaliado em 35 mil libras (mais de 40 mil libras) foi roubado durante um assalto à Magdalen College, uma das faculdades da Universidade de Oxford, na Inglaterra, em 2002. Oscar Wilde tinha sido aluno lá e teria dado o anel a uma colega em 1976. Houve receio de que o anel, moldado como um cinco com fivela, tivesse sido derretido.

Mas Arthur Brand - um detetive a quem chamam o 'Indiana Jones' do mundo da arte por conseguir encontrar peças consideradas perdidas para sempre - aliou-se a um negociador de arte, que por usa vez o pôs em contacto com um homem com conhecimento sobre o submundo do crime de Londres, conta a AFP. Dessa forma foi possível descobrir o anel e que este tinha sido comprado em 2015.

Arthur Brand descobriu então que o reaparecimento do anel estava ligado a um outro assalto que tinha ocorrido numa empresa de cofres e depósitos no mesmo ano. Quando foi roubado, referiu, ninguém imaginava que estava ligado ao famoso escritor.

O anel foi oferecido por Oscar Wilde e pelo seu colega Reginald Harding ao colega e amigo de ambos William Ward, em 1876. A peça tem uma inscrição em grego que diz: "Presente de amor, para aquele que deseja amor", bem como as iniciais dos três: "OF OF WW + RRH to WWW" (Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde + Reginald Wild para William Ward).

Depois de ter conseguido recuperar o anel, a peça vai ser devolvida à universidade no próximo mês. O tesoureiro da instituição Mark Blandford-Baker disse estar muito "satisfeito pela devolução do anel que representa parte de uma coleção relativa a um dos seus mais famosos antigos alunos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório