Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Macron anuncia plano de urgência para a saúde após protestos do setor

O Presidente francês anunciou hoje um plano de urgência para a saúde, com maior investimento e ações firmes, em resposta aos milhares de trabalhadores do setor que protestaram em defesa do sistema público e denunciaram as condições de trabalho.

Macron anuncia plano de urgência para a saúde após protestos do setor
Notícias ao Minuto

19:59 - 14/11/19 por Lusa

Mundo França

"Ouvi a vossa raiva", afirmou Emmanuel Macron, que garantiu que a reforma de saúde promovida há um ano será urgentemente reforçada, reconhecendo que "não está a acontecer com a rapidez esperada".

A nova estratégia será apresentada pelo primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, no Conselho de Ministros da próxima quarta-feira.

"Precisamos de trabalhar com determinação e agir com firmeza", afirmou Macron num discurso no noroeste da França, onde participou nas celebrações comemorativas do 101.º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.

O chefe de Estado francês insistiu na importância da preservação e de um maior investimento dos hospitais públicos.

Sobre as condições de trabalho dos profissionais do setor, reconheceu que muitas vezes são "quase impossíveis", devido aos turnos de até 17 horas no caso de enfermeiros.

Convocado por 11 sindicatos do setor, o protesto de trabalhadores da saúde reuniu hoje médicos, enfermeiros, equipas de emergência, cuidadores e profissionais da educação em saúde, exigindo medidas urgentes do Governo face à crise hospitalar do país.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório