Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Submarino da II Guerra Mundial desaparecido há 75 anos foi encontrado

O USS Grayback, com 80 marinheiros a bordo, foi dado como desaparecido em março de 1944. Foi encontrado na costa japonesa, perto de Okinawa.

Notícias ao Minuto

10:21 - 12/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Segunda Guerra Mundial

O mistério em torno do submarino da Segunda Guerra Mundial, o USS Grayback, foi resolvido ao fim de 75 anos. O explorador Tim Taylor e a sua equipa do Lost 52 Project anunciaram este domingo que encontraram o submarino no passado dia 5 de junho. Estava ao largo da costa de Okinawa, no Japão, a 434 metros de profundidade, adianta a CNN.

Durante décadas nada se soube sobre o que tinha acontecido ao submarino da marinha norte-americana, no qual seguiam 80 tripulantes a bordo.

Em janeiro de 1944, o USS Grayback partiu de Pearl Harbor com destino ao Mar da China. Um mês depois, o submarino afundou dois navios de carga japoneses. Devia ter chegado a Midway no início de março, mas não voltou a dar sinais e foi dado como desaparecido no dia 30 de março de 1944.

Uma informação fundamental para a descoberta do submarino surgiu o ano passado. O investigador Iwasaki Yutaka descobriu que a marinha norte-americana cometeu um erro ao traduzir os registos de guerra japoneses, que indicavam que o USS Grayback teria sido bombardeado e que se teria afundado. A marinha apontou uma longitude incorreta para a suposta localização do submarino. 

Na posse dessa informação e com a ajuda de veículos submarinos autónomos e de tecnologia avançada de imagens, a equipa do Lost 52 Project encontrou o Grayback a 161 quilómetros do local onde originalmente se julgava estar. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório