Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Independentistas catalães cortam autoestrada na fronteira com França

O protesto foi organizado pelo movimento Tsunami Democràtic.

Notícias ao Minuto

08:57 - 11/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Catalunha

A AP-7, uma autoestrada espanhola que funciona na fronteira com França, está cortada. O La Vanguardia avança que o corte de estrada na manhã desta segunda-feira na zona de Jonquera foi organizado pelo movimento independentista catalão Tsunami Democràtic

No Twitter, o Tsunami Democràtic adianta que mais de mil carros estão a cortar o trânsito nos dois sentidos.

Esta ação, que acontece um dia depois das eleições gerais em Espanha, serve para protestar contra a sentença dos nove políticos separatistas e chamar a atenção da comunidade internacional para a situação na Catalunha. 

"O Tsunami Democràtic criou uma mobilização para exigir à comunidade internacional que faça entender a Espanha que o único caminho é sentarmo-nos e falar sobre autodeterminação, direitos fundamentais e liberdade dos presos políticos e exilados", pode ler-se num comunicado divulgado pelo movimento. 

"Ou o estado espanhol compreende que 'sentar e falar' é a via democrática para a resolução deste conflito, ou o seu isolamento será cada vez maior", adverte o Tsunami Democràtic. O movimento acrescenta que este corte da autoestrada na fronteira com França representa um "novo paradigma" que põe em cima da mesa "uma nova modalidade de desobediência civil pacífica".

França 'não gostou' e ameaça agir

A polícia francesa advertiu, ao início da tarde desta segunda-feira, que os manifestantes independentistas catalães que cortaram a autoestrada entre Espanha e França em La Jonquera devem levantar o bloqueio, caso contrário as autoridades recorrerão à força para desimpedir a via.

[Notícia atualizada às 16h20]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório