Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Eleições em Espanha: 'Canto da Bandeira' abre protesto em Barcelona

Os músicos de várias orquestras sinfónicas da Catalunha abriram o protesto do dia de reflexão eleitoral executando o "Canto da Bandeira" do compositor catalão Lluís Millet frente à Universidade de Barcelona.

Eleições em Espanha: 'Canto da Bandeira' abre protesto em Barcelona
Notícias ao Minuto

15:22 - 09/11/19 por Lusa

Mundo Barcelona

"Somos o grupo 'Músicos pela Liberdade' e viemos de várias orquestras da cidade e também da Catalunha. Eu quero tocar pela liberdade no dia de reflexão", disse à Lusa um dos violinistas que no meio da rua executavam "El Cant de la Senyera" ("Canto da Bandeira"), uma peça para orquestra e coro do compositor Lluís Millet (1867-1941).

Os músicos tocam de pé frente a um palco que foi montado durante a manhã depois de ter sido convocado o "Tsunami Democrático" que pretende assinalar através do que considera "desobediência civil" o dia de reflexão antes das eleições de domingo.

"Estamos aqui pela 'liberdade'", acrescentou o violinista independentista que se juntou à jornada de protesto e que vai continuar, na Praça da Universidade, uma série de músicos.

As atuações vão decorrer frente ao acampamento de protesto que começa a desmobilizar e que juntou nas últimas semanas, grupos políticos, organizações anarquistas e jovens universitários que abandonaram o local durante a noite de sexta-feira.

O "Tsunami Democrático", um organismo sem rosto e apontado pelas autoridades como responsável pelos atos de violência em Barcelona convoca as atividades através das redes sociais sendo que hoje já marcou manifestações e concentrações e o concerto em três locais diferentes do centro a capital catalã.

Na Universidade da Catalunha não é visível a presença da polícia.

Leia Também: O essencial das eleições do próximo domingo em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório