Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Irão condena sanções dos EUA a elementos próximos do guia supremo

O Irão condenou hoje a imposição por parte dos Estados Unidos de sanções financeiras contra nove figuras do círculo mais próximo do guia supremo iraniano Ali Khamenei, denunciando que estas medidas punitivas resultam da incapacidade diplomática de Washington.

Irão condena sanções dos EUA a elementos próximos do guia supremo
Notícias ao Minuto

07:25 - 05/11/19 por Lusa

Mundo Khamenei

As sanções revelam, de acordo com uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Teerão, "o desespero e a incapacidade dos EUA de usar a diplomacia ou soluções lógicas".

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abas Musaví, insistiu que esta medida enquadra-se na "abordagem de assédio dos EUA a outros países em relação a importantes questões internacionais".

"O vício do regime norte-americano em sanções unilaterais", denunciou Abas Musaví, serve apenas para os Estados Unidos "escaparem da frustração causada pelo fracasso contra a vontade de ferro da nação iraniana".

Os Estados Unidos impuseram na segunda-feira sanções financeiras contra nove figuras do círculo mais próximo do guia supremo iraniano Ali Khamenei, que ocupam posições em várias institucionais fundamentais do Irão, anunciou o Departamento do Tesouro norte-americano.

O anúncio do Departamento do Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças) surge por ocasião do 40.º aniversário da crise de reféns na embaixada dos Estados Unidos em Teerão.

"Esta medida reduz ainda mais a capacidade do guia supremo de aplicar a sua política de terror e de opressão", afirmou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, num comunicado, referindo ainda que os elementos visados "estão ligados a um grande número de atos nefastos realizados pelo regime".

Em junho passado, a administração norte-americana liderada pelo Presidente Donald Trump já tinha imposto restrições financeiras ao próprio ayatollah Ali Khamenei.

Entre os elementos visados pelas sanções (congelamento de bens nos EUA e proibição de transações negociais com cidadãos norte-americanos) está o chefe do sistema judicial do Irão, Ebrahim Raisi, e o segundo filho do guia supremo, Mojtaba Khamenei, sobre o qual, segundo o Tesouro norte-americano, o pai delegou várias responsabilidades.

A par de outros conselheiros, Washington também colocou na 'lista negra' o chefe de gabinete do ayatollah, Mohammad Mohammadi Golpayegani, e aquele que é considerado como o "braço direito" do guia supremo iraniano, Vahid Haghanian.

Estas novas sanções juntam-se a uma lista significativa de medidas restritivas impostas pelos Estados Unidos desde que Trump decidiu abandonar unilateralmente, em maio de 2018, o acordo internacional sobre o dossiê nuclear iraniano.

A economia iraniana tem sido fortemente penalizada por causa da reposição das sanções norte-americanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório