Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mulher grega reencontrou irmãos judeus que salvou dos nazis

"Gostava de ter salvado mais pessoas", disse Melpomeni Dina. Reencontro aconteceu em Jerusalém e a mulher conheceu os descendentes dos dois irmãos que ajudou.

Mulher grega reencontrou irmãos judeus que salvou dos nazis
Notícias ao Minuto

19:23 - 04/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Segunda Guerra Mundial

Aos 92 anos, Melpomeni Dina teve um reencontro emocionante com dois irmãos judeus que salvou durante a Segunda Guerra Mundial. O The Telegraph refere que a mulher grega viajou para Jerusalém e encontrou-se com Sarah Yanai e Yossi Mor no museu Yad Vashem Holocaust Memorial. Mas não foi só com os dois irmãos que Melpomeni esteve. Esta heroína conheceu cerca de 40 descendentes destes dois irmãos, cuja vida também devem à coragem e altruísmo desta mulher.

A segurar as mãos de Sarah Yanai e de Yossi Mor, Melpomeni Dina afirmou que agora já “podia morrer em paz” e também salientou que “gostava de ter salvado mais pessoas”.

Melpomeni Dina e as suas irmãs esconderam a família Mordechai no sótão de uma mesquita turca abandonada antes de os levarem para a sua casa na cidade de Veria, no norte da Grécia.

“Ela salvou a minha família toda. Não podem imaginar o quão perigoso foi para ela, para a sua família, manter-nos lá. O que posso dizer? Olhem para estas pessoas à nossa volta. Agora somos uma família muito grande e feliz e isso deve-se ao facto de nos terem salvado”, destacou Sarah Yanai, de 86 anos.

Embora fosse apenas um bebé quando a sua família se escondeu dos nazis, Yossi Mor, 77 anos, também teve palavras de agradecimento. “Eles alimentaram-nos, deram-nos antibióticos, proteção, lavaram as nossas roupas, tudo”, frisou.

Em 1994, Melpomeni Dina já tinha sido homenageada pelo museu Yad Vashem, que lhe atribuiu o título de ‘Justo entre as Nações’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório