Entraves da UE à adesão da Macedónia do Norte e Albânia é erro histórico

O Governo dos Estados Unidos qualificou hoje de "erro histórico" a decisão da União Europeia (UE) de não ter dado ainda 'luz verde' à abertura das negociações de entrada da Macedónia do Norte e da Albânia no bloco europeu.

Notícia

© iStock/NeilLockhart

Lusa
04/11/2019 14:58 ‧ 04/11/2019 por Lusa

Mundo

UE

"Na nossa opinião, foi um erro histórico e é uma mensagem má para toda a região", disse Matthew Palmer, enviado do Secretaria de Estado para os Balcãs Ocidentais, em Belgrado, após se encontrar com o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic.

O enviado norte-americano sublinhou que os Estados Unidos querem "que os Balcãs Ocidentais tenham uma perspetiva europeia".

"Faremos tudo o que pudermos para convencer a UE a mudar de posição", disse Palmer, referindo-se à cimeira da União Europeia com os países dos Balcãs Ocidentais, a ser realizada em maio de 2020, na Croácia.

Devido à oposição da França, que pede a revisão do procedimento de entrada dos novos Estados-Membros, a 17 de outubro a UE não alcançou a unanimidade necessária para decidir o início das negociações com os dois países dos Balcãs.

Além disso, a Holanda e a Dinamarca expressaram dúvidas, sobretudo, em relação à adesão da Albânia.

A rejeição ocorreu apesar de a Comissão Europeia ter recomendado começar a negociar com os dois países, considerando que ambos haviam atingido os requisitos iniciais acordados.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas