Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

UE condena decisão israelita de construir novos colonatos na Cisjordânia

A União Europeia (UE) condenou hoje a decisão de Israel de permitir a construção de novos colonatos na Cisjordânia e reiterou a ilegalidade desta aprovação, que ameaça a solução de dois estados e a paz na região.

UE condena decisão israelita de construir novos colonatos na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

14:21 - 04/11/19 por Lusa

Mundo União Europeia

"Em outubro de 2019, as autoridades israelitas aprovaram a construção de bem mais de 2.000 fogos habitacionais na Cisjordânia ocupada. A posição da União Europeia sobre a política de colonatos de Israel em território palestiniano ocupado é clara e continua inalterada: toda a atividade de colonatos é ilegal à luz do direito internacional e mina a viabilidade da solução de dois estados e as perspetivas de uma paz duradoura, tal como reafirma a resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU", segundo um comunicado.

Bruxelas contestou também a aprovação por Telavive de uma licença para construção de um túnel rodoviário, que passa a oeste de Belém, considerando que "a construção de uma rede rodoviária separada, que liga colonatos e postos avançados uns aos outros e a Israel enquanto contorna localidades e comunidades palestinianas, contribui para a fragmentação da Cisjordânia".

A UE reiterou ainda o pedido para Israel pôr fim a toda a atividade de colonização, "em linha com as suas obrigações enquanto potência ocupante".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório