Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Como é escolhida a próxima pessoa a pôr 'Order!' no parlamento britânico?

A tradição implica que o candidato vencedor seja arrastado (sim, leu bem) até à cadeira do speaker.

Como é escolhida a próxima pessoa a pôr 'Order!' no parlamento britânico?
Notícias ao Minuto

12:29 - 04/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

É o tipo de eleição que não se costuma ver com frequência, até porque John Bercow estava no lugar há uma década. Mas a escolha do novo presidente do parlamento britânico é uma das mais importantes para o país.

A decisão para um dos papéis mais influentes do país é tomada na tarde desta segunda-feira, dia 4 de novembro e o processo envolve alguma tradição.

Bercow, tornado popular pelas suas exclamações de 'Order!' durante os debates no parlamento, anunciou em setembro a intenção de se retirar da presidência do parlamento.

Quem é que pode candidatar-se e quem são os candidatos?

Qualquer deputado pode. Só precisa de ter o apoio de 12 colegas de três partidos políticos diferentes, de forma a garantir que são neutros e têm o apoio de vários lados.

Normalmente, os candidatos são deputados que já não estão na frente política há algum tempo e que têm feito mais trabalho de bastidores.

As nomeações foram publicadas às 11h e contam com sete candidatos: Harriet Harman, Sir Lindsay Hoyle, Dame Eleanor Laing, Dame Rosie Winterton, Sir Edward Leigh, Chris Bryant e Meg Hillier.

Como vai decorrer a eleição?

Começa pouco depois das 14h30, com vários discursos de cada um dos candidatos por uma ordem escolhida por sorteio previamente. Cada membro do parlamento vai ter um papel com o nome dos candidatos por ordem alfabética e o voto será secreto.

A eleição vai ser conduzida pelo deputado com mais anos de serviço, neste caso o conservador Ken Clarke, e, dependendo do número de votações e respetivas contagens, pode prolongar-se até ao final da tarde.

Se algum candidato conseguir mais de 50% dos votos ganha automaticamente. Caso não consiga, os deputados continuam a votar - mas a cada ronda vão sendo retirados o candidato com menos votos e os que tiverem menos de 5% dos votos na primeira ronda.

O que acontece depois de o resultado ser anunciado?

Um espetáculo algo bizarro onde o vencedor é arrastado, literalmente, por dois apoiantes da sua bancada até à cadeira do presidente do parlamento.

A tradição tem origem num tempo em que o speaker costumava reportar ao monarca os procedimentos parlamentares e se o rei ou rainha não gostassem do que ouviam podiam mandar executar o presidente do parlamento - por isso era normal que não fosse um papel desejado.

Depois de um discurso, seguem para a Câmara dos Lordes, para uma cerimónia que envolve uma ovação, chapéus atirados ao ar, vestes vermelhas e que durará pelo menos dez minutos. Quando regressar ao parlamento ser-lhe-á entregue uma veste especial. Por fim, é oficialmente o novo presidente da Câmara dos Comuns.

A escolha de um novo speaker acontece em vésperas de eleições legislativas antecipadas marcadas para 12 de dezembro. O partido Conservador liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, espera conquistar uma maioria que possa desbloquear o impasse político e permitir ao Governo cumprir a promessa de concretizar o Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório