Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Os sete candidatos à sucessão de John Bercow na Câmara dos Comuns

Sete candidatos, entre os quais cinco deputados trabalhistas e dois conservadores, concorrem hoje para suceder a John Bercow nas funções de presidente da Câmara dos Comuns, foi hoje confirmado pelos serviços do parlamento britânico.

Os sete candidatos à sucessão de John Bercow na Câmara dos Comuns
Notícias ao Minuto

13:02 - 04/11/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

O trabalhista Lindsay Hoyle é considerado o favorito, numa lista publicada hoje que inclui os colegas de bancada Chris Bryant, Harriet Harman, Meg Hillier e Rosie Winterton e os conservadores Eleanor Laing e Edward Leigh.

O processo às começa às 14h30 (mesma hora em Lisboa), quando os candidatos serão convidados a fazer um discurso de cinco minutos perante os restantes deputados.

Segue-se uma série de votações secretas até que um dos candidatos consiga mais de metade dos votos, sendo eliminado a cada volta o candidato com menos votos.

O speaker é responsável por presidir aos debates na câmara baixa do parlamento britânico, decide quem tem a palavra, seleciona propostas de alteração a legislação, autoriza debates urgentes em plenário ou com certos ministros e pode exercer o voto decisivo em caso de empate.

É suposto ser um árbitro imparcial na supervisão e aplicação das regras parlamentares, mas alguns críticos acusaram Bercow de favorecer deputados militantes anti-Brexit e de influenciar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A eleição vai ser conduzida pelo deputado com mais anos de serviço, neste caso o conservador Ken Clarke, e, dependendo do número de votações e respetivas contagens, pode prolongar-se até ao final da tarde.

John Bercow cessou funções na semana passada depois de uma década no cargo que o tornou uma das personagens principais da política britânica, mas alguns deputados e candidatos defendem uma abordagem mais neutra do que aquela adotada por Bercow, que reivindicou a necessidade de o governo ser confrontado e escrutinado pelo Parlamento.

A escolha de um novo speaker acontece em vésperas de umas eleições legislativas antecipadas a 12 de dezembro. O partido Conservador liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, espera conquistar uma maioria que possa desbloquear o impasse político e permitir ao Governo cumprir a promessa de concretizar o Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório