Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Austrália e China prometem melhorar relação após meses de tensão

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, e o seu homólogo chinês, Li Keqiang, prometeram, no domingo, melhorar as relações diplomáticas bilaterais, danificadas por suspeita de interferência de Pequim na política interna do país oceânico.

Austrália e China prometem melhorar relação após meses de tensão
Notícias ao Minuto

06:39 - 04/11/19 por Lusa

Mundo Acordo

"Estamos preparados para trabalhar com o lado australiano para manter as relações no caminho certo, aprofundar a confiança mútua e manter, em conjunto, a paz regional e mundial. Estamos preparados para melhorar todo o potencial das relações bilaterais", disse Li Keqiang.

Estas declarações foram proferidas durante a cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que se realiza em Banguecoque.

Na reunião entre os dois países, Morrison retorquiu afirmando estar comprometido a melhorar a relação entre as duas potências.

A reunião aconteceu poucos dias depois de declarações feitas por parte da ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália sobre as violações dos direitos humanos cometidas pelo gigante asiático.

A Austrália tem pressionado Pequim para a libertação do escritor, nacionalizado australiano, Yang Hengjun, detido na China desde o início do ano por suposta espionagem e tem ainda apelado Pequim para que melhore a situação da minoria muçulmana uigur e de outras minorias na região de Xinjiang.

As relações entre Pequim e Camberra têm passado por momentos tensos devido à suposta interferência chinesa nos assuntos domésticos na Austrália.

As suspeitas levaram a Austrália a aprovar leis controversas de segurança, entre outras medidas, depois das suas agências de inteligência terem apontado casos de espionagem de Pequim contra o Governo e outras instituições de Camberra.

A China é o principal parceiro comercial da Austrália e o maior consumidor de carvão australiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório