Consegue imaginar um bloco de lixo e de gordura de 40 toneladas? Foi exatamente isso que engenheiros britânicos tiveram de enfrentar. O amontoado de lixo estava num esgoto do sul de Londres e demorou três semanas até ser eliminado.
Os engenheiros da Thames Water, uma empresa de serviços públicos da região, recorreram a jatos de água de alta potência para libertarem o bloqueio, informou a empresa em comunicado citado pela imprensa internacional. Finalmente, os trabalhadores conseguiram remover a combinação de gordura, óleos e outros materiais.
“Foi um bloqueio enorme e nojento que exigiu muito esforço e trabalho em equipa para limpar e fazer com que o esgoto funcionasse novamente”, disse Matt Rimmer, chefe de redes de resíduos da Thames Water.
O 'gigante' de lixo foi descoberto no início deste ano, pesava o equivalente a três autocarros de dois andares e ocupava 80% da capacidade do esgoto. Caso não fosse eliminado este amontoado de lixo, corria-se o risco de a rede de esgotos entupir e o lixo regressar às casas.
Esclarecem os especialistas que estes amontoados de lixo se formam quando gorduras e óleos são descartados nos canos de esgotos e juntam-se a outros produtos como toalhitas húmidas, fraldas e cotonetes.