Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Nunca vi isto". Tubarão-branco nadou de costas e surpreendeu turistas

O momento raro foi filmado. Especialistas acreditam que é um mecanismo de defesa do tubarão conhecido como imobilidade tónica.

Notícias ao Minuto

10:32 - 28/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tubarões

No início deste mês, um grupo de corajosos turistas aventurou-se para mergulhar com tubarões dentro de uma jaula ao largo da costa de Lincoln, no sul da Austrália. Um momento que por si só já seria especial, mas que se tornou ainda mais memorável porque antes de entrarem na jaula um tubarão-branco fêmea surpreendeu-os ao nadar de costas.

O momento foi registado em vídeo pela turista britânica Wendy Bower-Leech. “É normal?”, ouve-se perguntar uma pessoa perante o espanto do grupo no barco. “Nunca vi um tubarão fazer isto antes”, responde um dos guias.

Os tubarões habitualmente não nadam de costas. Mas há raras ocasiões em que isso pode acontecer, como refere o Global News. Nessas ocasiões os tubarões ficam de barriga para cima e assumem uma posição conhecida como imobilidade tónica, de acordo com o Shark Trust, uma organização dedicada a promover a conservação de tubarões.

Quando estão em imobilidade tónica, os tubarões entram num estado de transe. Esta é uma técnica que os biólogos usam quando lidam com tubarões mais pequenos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório