Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

UE deverá garantir adiamento de três meses ao Reino Unido

Reino Unido terá, no entanto, a possibilidade de sair a qualquer momento caso o parlamento britânico aprove um acordo de saída entretanto, revela o The Guardian.

UE deverá garantir adiamento de três meses ao Reino Unido
Notícias ao Minuto

19:27 - 27/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brexit

A União Europeia deverá conceder uma extensão de três meses ao Reino Unido - até ao próximo dia 31 de janeiro - para concretizar a saída, avança este domingo o jornal britânico The Guardian. No entanto, apesar deste adiamento, o Reino Unido terá a opção de sair a qualquer momento, até a referida data, caso a Câmara dos Comuns aprove um acordo de Brexit entretanto. 

O jornal britânico teve acesso ao rascunho do acordo que a União Europeia irá apresentar na segunda-feira, e que circulou entre os estados-membros, apesar das objeções que têm sido levantadas por França.

Nesse documento o Reino Unido poderá sair no primeiro dia do mês após um acordo de saída ser ratificado.

Até este momento, apenas se sabia que a UE tinha aceite conceder um adiamento do Brexit, mas não se sabia de quanto tempo seria.

A partir do momento em que este adiamento seja concedido, continua a publicação, a hipótese de saída do Reino Unido da União Europeia até 31 de outubro deixa estar em cima da mesa. 

De lembrar que, este domingo, dois partidos da oposição no Reino Unido - os liberais-democratas e os nacionalistas escoceses - aceitaram realizar legislativas antecipadas, como quer o primeiro-ministro, Boris Johnson, desde que haja um adiamento do Brexit para janeiro.

[Notícia atualizada às 19h33]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório